Plano operacional

Segurança Pública define estratégias para o Carnavale 2017

Governo e Prefeitura de Brasileia alinham sobre segurança e trânsito no carnaval fora de época em Brasileia (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Equipes de Segurança Pública, Turismo e do gabinete do governador se reuniram na tarde desta sexta-feira, 7, na Casa Civil, com a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, para definir o plano operacional de salvaguarda durante o Carnavale. O carnaval fora de época será realizado entre os dias 30 de junho e 2 de julho, no município do Alto Acre.

De acordo com o diretor operacional da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Glayson Dantas, a ideia é que se tenha implementado no local várias ações na parte de operações de segurança, além de trabalho em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), companhias especializadas da PMAC, além do policiamento ostensivo de rotina.

“Como é uma parceria público-privada, o local estará cercado com agentes de segurança contratados pelo local. Já a PM irá com o reforço nas imediações e, se necessário, dentro do evento”, ressalta.

Segundo a prefeita, o Carnavale é um evento que tem como tradição a boa segurança, sempre contando com a participação de diversas famílias juntos aos demais foliões. Afirma, ainda, que a festa será em alusão ao aniversário de 107 anos de Brasileia, por isso, ao longo da semana, serão promovidas outras atividades.

“Teremos inaugurações de novos espaços, campeonatos de futsal, handebol, ciclismo, corridas e desfile cívicos”, destaca.

Já a festa, feita em parceria com a iniciativa privada, contará com show das bandas É O Tchan no dia 30 de junho e Cheiro de Amor no sábado, 1. O último dia contará com shows de bandas locais.

De acordo com a secretária de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, a expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas participem do Carnavale: “É um evento que movimentará todo o trade turístico da cidade, fomentando principalmente a rede hoteleira, de restaurantes e transportes”.