Segurança Pública capacita policiais do Juruá para atuar na plataforma Sinesp

Com o objetivo de aperfeiçoar o serviço de atendimento ao público e interligar as delegacias do Estado, a Secretaria de Segurança Pública está capacitando delegados, agentes e escrivães da regional do Vale do Juruá para atuar na plataforma eletrônica do Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp). O treinamento, que alcançará 50 servidores, teve início na última terça-feira, 23, e se estende até este sábado, 27, alcançando policiais de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

O Sinesp é um mecanismo federal que proporciona uma série de informações relevantes para o público e para as forças policiais. Os órgãos públicos de segurança fazem atualizações periódicas para que as novas informações sempre estejam visíveis a todos os que fazem uso da ferramenta.

Outro objetivo do Sinesp é fazer a interligação com o Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, reduzindo custos e acelerando os trâmites cartorários e judiciais.

Sesp está capacitando delegados, agentes e escrivães da regional do Vale do Juruá (Foto: Assessoria)

A agente de Polícia Civil Nailey Lessa, que está ministrando o treinamento, disse que inicialmente a meta é explorar os recursos de Boletim de Ocorrência (B.O.) e depois serão repassadas outras instruções da plataforma.

“Com este sistema iremos reduzir os gastos com impressão, utilizando o mínimo de papel, além de termos mais segurança com a informação. Assim, o policial, enquanto estiver na rua, poderá ter acesso a todas as informações de suspeitos por meio de um celular”, conta.

Para o agente de Polícia Civil Vladimir Andrade, que há dez anos atua no serviço policial, a plataforma Sinesp proporciona mais agilidade e eficiência no atendimento ao cidadão, além de facilidades na troca de informações entre as delegacias do Estado, criando um banco de dados que auxiliará no serviço cartorário e investigativo.

Já o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, referiu-se à capacitação como uma forma de valorizar os servidores.

“Nosso maior ativo são estes servidores que hoje estão sendo capacitados. Em julho próximo, os policiais civis terão reajustes salariais significativos. E daqui a algumas semanas iremos contratar mais 500 profissionais que serão alocados em todas as regionais do Acre. Isso só prova que o Estado tem colocado a Segurança Pública no centro das atenções”, pontuou o Farias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter