Há nove anos, Ronildo Santos e Alisson Nascimento desenvolvem uma atividade esportiva com as crianças do bairro Vitória.
Neste sábado, 12, eles ganharam o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Projeto Pacificar.
Oito times formados por 100 crianças e adolescentes, com idades entre 13 e 15 anos, de cinco conjuntos habitacionais da região do bairro Vitória e adjacências, em Rio Branco, participaram do torneio de futebol.
A ideia da competição é ocupar a juventude da comunidade com o esporte e evitar o envolvimento com a criminalidade.
Morador há 15 anos do Vitória, Alisson Nascimento é fruto desse trabalho com o futebol. Hoje, ele é chefe de almoxarifado, de segunda à sexta-feira. Torna-se o organizador das atividades esportivas na quadra de areia do bairro, nos fins de semana.
“Fazemos isso desde 2007. Eu passei por todo esse processo, jogando e participando, e agora ajudo a organizar essas atividades, com outros amigos, para levar esporte e lazer à comunidade do bairro Vitória. Com o envolvimento da Segurança Pública, a nossa expectativa é dobrar o número de participantes”, contou Nascimento.
A Sesp organizou a premiação do torneio infantil. Para a coordenadora do Projeto Pacificar, Lúcia Jaccoud, essa é uma ação que precisa continuar.
“A perspectiva para 2016 é que a Sesp apoie com mais força, pois esse trabalho deles tem mostrado um resultado positivo na comunidade, uma vez que isso evita o envolvimento da juventude com o crime. O esporte é uma alternativa viável”, disse.
O time campeão foi o anfitrião da casa: a equipe do Vitória. Já o time da Estrada Jarbas Passarinho foi o vice-campeão. Ambos foram premiados com troféus.