Segurança Pública aposta em patrulhamento rural para evitar crimes

Ações da PM visam evitar crimes na zona rural acreana (Foto: Pedro Paulo)
Ações da PM visam evitar crimes na zona rural acreana (Foto: Pedro Paulo/Sesp)

Coibir abusos, dificultar e até inibir a atuação de criminosos no campo. São esses alguns dos objetivos da Polícia Militar, que deflagrou nesta sexta, 17, uma série de ações de patrulhamento, surpreendendo moradores, visitantes e proprietários de chácaras e fazendas na zona rural de Rio Branco.

Equipes do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, em rios e ramais, se dividem entre roteiros específicos realizando patrulhamentos e intervenções, como forma de coibir crimes. A medida integra a filosofia da nova gestão da Segurança Pública, que tem apostado não só no atendimento a denúncias de crimes ambientais, mas no patrulhamento preventivo.

Dificuldades e resultados

Segundo o major Carlos Augusto Negreiros, o flagrante no campo é muito difícil. Ele justifica os bloqueios nas rodovias estaduais pela necessidade de tirar de circulação os infratores, que geralmente usam veículos furtados e irregulares para cometer os crimes.

Além das abordagens de fiscalização e presença nos ramais, serão feitas palestras em escolas da zona rural (Foto: Pedro Paulo/Sesp)
Além das abordagens de fiscalização e presença nos ramais, serão feitas palestras em escolas da zona rural (Foto: Pedro Paulo/Sesp)

“As incursões da polícia na zona rural buscam a prevenção. Não queremos que o crime ocorra. A busca das forças de segurança é por uma cultura de paz. Porém, havendo delito, o Estado vai agir com rigor, respeitando a legislação vigente no país”, frisou o major Negreiros.

O patrulhamento ambiental teve início em 2013 e já apreendeu 107 armas ilegais, em blitz e em ações territoriais. Atualmente, a PM utiliza caminhonetes traçadas, lanchas e quadriciclos para alcançar lugares solitários.

“Essa fiscalização, com certeza, vai atenuar muitos crimes. O pessoal se sente mais protegido com o policiamento preventivo. Antes, falava-se em polícia ambiental e só se pensava em multas por desmatamento”, avalia Negreiros.

Reconhecimento

O esforço das forças de segurança é visto de forma positiva pela comunidade. Antônio José da Silva Cruz, morador da Transacreana, disse que está feliz com a ação da polícia. “O patrulhamento veio para somar, para a gente poder trabalhar e produzir respeitando as leis e com segurança”, destacou o produtor rural.

Mudando o foco 

A partir da próxima segunda-feira, 20, a Segurança Pública, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, reinicia uma série de palestras educativas nas escolas da zona rural. O objetivo é auxiliar na difusão de uma cultura,na qual o homem e natureza possam conviver em harmonia, cultivando a política da boa vizinhança.