A aula inaugural do Bombeiro Mirim foi realizada na manhã de hoje, 14, no Teatro da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. Ao todo, 2.000 alunos vão participar do projeto em 2018, sendo 900 deles só na capital.
O projeto atende adolescentes de 12 a 14 anos da rede pública de ensino, valorizando a disciplina e o convívio social contendo disciplinas pedagógicas, artísticas e lúdicas, além de noções das atividades de um bombeiro militar.
Marnison Freitas do Nascimento tem 12 anos e inicia as aulas na 6a série do ensino fundamental. E agora, no contraturno escolar, ele vai participar pela primeira vez do Bombeiro Mirim.
“A pessoa pode aprender muitas coisas mata, salvar pessoas e isso é muito bom. Espero aprender muito, eles [bombeiros] arriscam a vida deles para salvar as pessoas. Quando crescer quero ser bombeiro ou policial”, afirmou Marnison.
20 bombeiros vão atuar diretamente nas instruções aos adolescentes em Rio Branco. Além disso, as atividades contam com a parceria das Secretarias de Estado de Educação e Esporte (SEE) e Segurança Pública (Sesp), além da Prefeitura de Rio Branco e Departamento de Trânsito do Acre.
“Começamos esse projeto no início do governo Tião Viana com pouco mais de 40 jovens e ano passado encerramos com 1.500 alunos. E a grande novidade desse ano é o Bombeiro Mirim dentro da Cidade do Povo, onde vamos trabalhar prevenção primária”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista.
O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, destacou a importância da prevenção para bons resultados na área em médio e longo prazo. “A luta contra a criminalidade é uma luta diária e aqui é um encontro com o futuro melhor: esse é o resultado da prevenção. Digo aos pais que estão entregando seus filhos à uma instituição valorosa que certamente vai cuidar muito bem deles para que tenhamos cidadão formados. E é assim que a vida se constrói na vida em comunidade”, ressaltou o secretário.
Outros projetos sociais
Além do Bombeiro Mirim, a corporação realiza outros projetos que agregam educação e socorro em momentos de emergência. O Nadando com o Corpo de Bombeiros, já ensinou natação gratuitamente na piscina da escola Armando Nogueira, em Rio Branco, para cerca de 3 mil pessoas.
No ano passado, em todo o Acre, 200 jovens foram qualificados no Curso de Instrução de Guarda Vidas, que prepara socorristas para no mercado de trabalho atenderem em balneários e praias nos rios.
Essa semana iniciaram as aulas para cerca de 600 alunos no Colégio Militar Dom Pedro II, na região do Segundo Distrito de Rio Branco. Ainda este ano a corporação pretende dar instruções sobre combate aos incêndios florestais para mais de 5 mil pessoas em todo o Acre.