Facilidade

Detran proporciona parcelamento de dívidas através de cartão de crédito

A partir de agora os acreanos que precisam pagar multas e outros débitos relacionados a veículos, como IPVA, podem parcelar os valores no cartão de crédito. A medida visa diminuir o índice de inadimplência e o número de veículos irregulares no estado.

Em outubro do ano passado o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução permitindo o parcelamento por meio do cartão de crédito e deixou cada órgão de trânsito responsável por habilitar as operadoras de cartões para oferecer o serviço, que não é obrigatório.

O parcelamento pode ser realizado em até 12 vezes (Foto: Tassiane Pontes/Detran)

Após a publicação da resolução, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou uma portaria regulamentando a formalização de termo de cooperação com empresas privadas que realizassem o processamento de operações de pagamentos por meio de cartão de crédito.

“O Detran/AC, sempre procurando ser ágil e oferecer o máximo de conforto a população, buscou o credenciamento de empresas autorizadas a prestar esse serviço, que inicialmente está sendo oferecido apenas na sede, mas que de forma progressiva será estendida às demais unidades do órgão”, enfatiza o diretor-geral do Detran, Pedro Longo.

O parcelamento pode ser realizado em até 12 vezes no cartão de crédito, com acréscimos de juros e taxas, previstas na resolução do Contran, por se tratar de um serviço fornecido por uma empresa privada. O interessado precisa ter saldo disponível em seu cartão e possuir bandeira Visa e Mastercard.

“Os juros praticados são de apenas 1,99% ao mês, considerado baixo em comparação ao que é praticado no mercado”, afirma o diretor da empresa, Gláucio Melo.

O guichê de parcelamento está instalado na sede do Detran, localizada na Av. Ceará, 3059, Jardim Nazle.