Na noite de sábado, 4, foi realizada em Rio Branco a Operação Sossego. O objetivo é coibir os abusos relacionados ao volume de som em residências, casas noturnas e veículos. Além das polícias Civil e Militar, a ação interinstitucional envolve a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Fundo de Reaparelhamento Policial (Furepol) e o Ministério Público do Acre (MPE).
Conforme o delegado Nilton Boscaro as forças de segurança realizaram abordagens diversas em bares, postos de combustíveis e veículos. Neste primeiro momento, as diligências ocorreram em caráter educativo.
“Além das abordagens para averiguação individualizada, o propósito é orientar as pessoas para que não excedam o volume do som, em carro e residências. O resultado foi positivo, multas foram aplicadas pela Semeia e pela PM em veículos”, destacou o delegado.
Entre 2012 e 2015, o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) recebeu 26.978 ligações com denúncias de perturbação da tranquilidade. Em muitos casos, essas situações podem prejudicar o atendimento de uma ocorrência mais grave, como um homicídio, por exemplo.