Segurança Pública supera projeção de metas, e criminalidade diminui em 31,6%

Ação é resultado de investimentos e forte apoio do governo do Estado às instituições ligadas ao setor

Os investimentos do governo do Estado na área de Segurança Pública conseguiram reduzir em 31,6% os crimes contra a vida em todo o Estado. Entre janeiro e julho deste ano, foram 171 crimes de homicídios contra 250 no mesmo período do ano passado. Esse é o resultado de um Plano de Metas denominado "Pacto Pela Paz", concebido com ampla participação popular e gestores dos órgãos de Segurança Pública. O plano interliga todos os órgãos de segurança do Estado.

plano_de_metas-0099088989.jpg

Queda da criminalidade é a proposta do plano de metas estabelecido pelo Governo do Estado (Foto: Assessoria Sesp)

A construção do Plano de Metas ocorreu em ocasiões distintas. No primeiro momento fez-se uma leitura do Programa de Governo para os próximos quatro anos, considerando-se as realizações de governos anteriores. Foram mais de 60 oficinas promovidas nos 22 municípios. No segundo momento, ocorreu um estudo da situação da criminalidade nos últimos dez anos e definiu-se com todos os gestores do Sistema de Integrado de Segurança Pública (Sisp) os objetivos e metas a serem atingidas em 2011. Nesta fase, o plano de metas está sendo executado sobre os indicadores. O Sisp opera com foco na redução dos crimes contra o patrimônio e contra a vida, tendo como metas operacionais a Prevenção da Criminalidade e a Repressão Qualificada.

Ações propostas e realizadas

Implantação dos Conselhos Municipais de Entorpecentes, criação de Fóruns Comunitários de Segurança Pública – um canal de diálogo permanente entre o governo e a sociedade, pelo qual cada membro da comunidade possa opinar, sugerir ou mesmo exigir uma política de segurança pública, adequada à realidade de sua comunidade – e das regionais de segurança pública, e o fortalecimento de ações de combate às drogas e ao crime organizado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest