Formação em curso superior é comemorada por professores da zona rural

Até  o fim deste mês, cerca de 2,5 mil docentes nos 22 municípios serão diplomados em sete graduações

a_alegria_do_formando_de_porto_acre_nelson_oliveira_formando_de_biologia_foi_compartilhada_por_professores_da_capital_e_de_bujari._foto_mardilson_gomes.jpg

A alegria do formando de Porto Acre, Nelson Oliveira, formando de Biologia foi compartilhada por professores da Capital e de Bujari (Foto: Mardilson Gomes)

parceria_entre_governo__ufac_e_prefeituras_garantiu_que_milhares_de_professores_conseguissem_o_tao_sonhado_curso_superior._foto_mardilson_gomes.jpg

Parceria entre o Governo, Ufac e prefeituras garantiu que milhares de professores conseguissem o tão sonhado curso superior (Foto: Mardilson Gomes)

o_professor_de_historiaadalberto_sena_de_60_anos_comemorou_com_os_outrops_416_formandos_a_conquista_do_diploma._foto_mardilson_gomes.jpg

O professor de história,Adalberto Sena, de 60 anos, comemorou com os outrops 416 formandos a conquista do diploma (Mardilson Gomes)

Professor na zona rural de Porto Acre, Adalberto Sena, de 60 anos, tinha um sonho: ter um diploma de curso superior. Na noite do último sábado, 16, finalmente o grande dia chegou quando ele e mais 416 docentes da área rural de Rio Branco, Porto Acre e Bujari receberam os diplomas. Os formandos fazem parte do Programa de Formação Inicial da Educação Básica da Zona Rural (Profir), desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e prefeituras.

Emocionado, Adalberto desabafou e lembrou de um passado não tão distante, quando não havia nada para comemorar, pois o quadro era de salários baixos, escolas deterioradas, recursos pedagógicos ultrapassados e pouca formação profissional. “Há doze anos tudo era na base do esforço físico. Os recursos disponíveis eram o giz e o quadro. Agora temos biblioteca, internet, netbooks, aparatos tecnológicos e livros didáticos, e isso nos faz produzir muito mais e com qualidade”, conta.

Até o fim de julho, cerca de 2,5 mil docentes nos 22 municípios serão diplomados em sete graduações: Letras, História, Matemática, Pedagogia, Geografia, Educação Física e Biologia. Antes do curso superior, os professores possuíam apenas o magistério. Para não atrapalhar o ano letivo da zona rural nesses quatro anos de curso, foi criado um sistema especial para atender aos professores.

As aulas do Profir foram ministradas em regime modular, no período de janeiro a março de cada ano. Com isso, muitos professores tiveram que se deslocar de seus lares e passar a residir nos municípios polos. “Vitória como essa nós devemos a um governo que abre possibilidades audaciosas. O sistema criado possibilitou que profissionais que estavam em áreas de difícil acesso pudessem fazer um curso superior”, pontua o prefeito de Porto Acre, José Maria.

O Acre conta hoje com mais de 95% dos professores da rede pública com curso superior, situação inédita no país. “Lembro de um passado onde apenas um terço dos professores detinha nível superior. Hoje não só temos ensino médio nos municípios, mas também em áreas isoladas. Entendemos que a educação é prioridade e base de qualquer governo”, diz o secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen.

Uma das idealizadoras do programa, a ex-secretária de Educação, Maria Corrêa, esteve presente ao evento e destacou a importância do momento para o Acre. “A cara da educação do Acre não é mais aquela do passado. Vocês são verdadeiros heróis da zona rural. De Assis Brasil a Marechal Thaumaturgo, todos vão agradecer a vocês. Esse governo provou que não é impossível mudar os quadros da educação neste país”, declarou.

Somados todos os programas de formação de professores, desde 1999, o governo já certificou com curso superior mais de 9,5 mil pessoas. O resultado de investir na formação inicial e continuada, melhoria salarial, condições físicas e modernização das escolas deu resultados, e o Acre saiu em menos de doze anos do 27º  lugar nas avaliações educacionais para o 7º lugar.

As entregas de diplomas continuam esta semana nos municípios de Marechal Thaumaturgo (dia 21), Porto Walter (22) e Cruzeiro do Sul (23 e 24). Nesses municípios, 750 professores rurais concluirão o curso superior.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter