Policiais vão receber orientações de sociologia, estatística e análise situacional
Comissão de entidades de Segurança Pública no Estado e o Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Acre (Ifac), vão delinear um programa de capacitação para os profissionais e definir um plano efetivo de pesquisas aplicadas para auxiliar na resolução de problemas de criminalidade no Acre.
O encontro foi liderado pelo Secretário de Segurança, Ildo Reni Graebner, e contou com a participação de secretários, diretores e comandantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança (Ciepes) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O Ifac foi representado pelo reitor professor Marcelo Minghelli e pelo coordenador de Cursos de Graduação, professor Breno Carrillo.
O reitor Minghelli apresentou o Ifac e as possibilidades de parcerias através do programa de Formações Iniciais e Continuadas (FICs), cursos técnicos e tecnológicos, pesquisa e certificação. “Nosso eixo é o ensino, a pesquisa e a extensão a serviço do arranjo produtivo local”, explicou.
Parcerias iniciais
O Ifac já realiza parcerias com a Polícia Militar. Cursos de Introdução a Análise Criminal foram oferecidos em Cruzeiro do Sul e nesta sexta, 28, encerra mais uma turma em Rio Branco, com profissionais da capital, Xapuri, Acrelândia, Plácido de Castro, Brasiléia e Senador Guiomard. As atividades estão sendo coordenadas pelo professor Breno Carrillo, docente de matemática e informática do Ifac. Os policiais recebem orientações de sociologia, estatística e análise situacional.