Helicóptero João Donato faz a diferença nas operações de patrulhamento

Aeronave inibe a ação bandidos em pontos estratégicos da cidade

dsc06375_.jpg
dsc06391_.jpg

As operações com o helicóptero são estratégicas traçadas pelo governo do Estado para o combater a criminalidade (Foto: Assessoria SESP)

Os batalhões da Polícia Militar, das segunda e terceira regionais, formadas por 41 bairros em Rio Branco, estão em operação de patrulhamento preventivo, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade especialmente na área conhecida por Baixada, formada pelos bairros Palheiral, João Eduardo e Bahia.

As operações estão dentro das ações estratégicas traçadas pelo governo do Estado, através da Polícia Militar. A novidade é o reforço do patrulhamento aéreo com a participação do helicóptero Comandante João Donato, do Centro Integrado de Operações Policiais Aéreas (CIOPaer-AC).

A execução das operações é  definida pelos comandos militares e tripulação do CIOPaer minutos antes, para não comprometer a eficácia  do trabalho e o fator surpresa. Os comandantes militares, majores PM Kimpara e Juvenal, disseram que o uso da aeronave representa uma demonstração de força e segurança imprescindível para a população.

Ainda de acordo com o major Kimpara, o infrator se sente exposto à visão implacável e privilegiada da tripulação aérea.  “Isso o inibe das práticas delituosas.”

Já para o comandante da terceira regional, major Juvenal, o helicóptero representa calmaria na Baixada. “Ninguém ousa sair às ruas para praticar crimes. Sabe que a perseguição não deixará caminho para fugas. Fazem grande diferença as operações de patrulhamento com a participação do helicóptero”, analisou.