Tiveram início nesta segunda-feira 9, as inscrições do segundo semestre de 2014 do programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas parciais e totais em universidades particulares espalhadas pelo país.
Nesta edição, o programa ofertará 115.101 bolsas de estudos para estudantes brasileiros que não possuem nível superior. As inscrições vão até dia 11 deste mês e podem ser realizadas pelo site do MEC.
Para realizar a inscrição, o candidato precisa ter cursado o ensino médio em rede pública ou em instituições particulares por meio de bolsas, além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 e obtido no mínimo 450 pontos no exame e nota acima de zero na redação. No ato da inscrição o aluno precisa informar o número de inscrição e a senha utilizados no Enem.
Serão oferecidas bolsas em 22.943 cursos de 943 instituições privadas de ensino superior, a maioria delas integrais e em cursos presenciais. No Acre, serão oferecidos cursos em instituições de ensino dos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.
Ao realizar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. Para concorrer a bolsas integrais, o concorrente precisa declarar renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. Nas parciais (50%), o candidato pode ter até três salários mínimos por pessoa.
O Prouni é um dos programas do governo federal criado para beneficiar jovens de baixa renda, egressos do ensino médio da rede pública, e professores do quadro permanente do ensino público interessados em ingressar em universidades particulares.