SEE realiza 1º Torneio Acreano de Xadrez René Descartes

Competição reuniu participantes nas categorias Júnior e Sênior ( Foto: Assessoria SEE)
Competição reuniu participantes nas categorias Júnior e Sênior (Foto: Assessoria SEE)

Nomeado em homenagem ao filósofo e matemático René Descartes (1596-1650), foi realizada no último sábado, 29, a primeira edição do Torneio Acreano de Xadrez René Descartes, realizado pelo Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

O evento teve 27 participantes competindo no instituto, localizado no Centro de Referência e Inovações para Educação (Crie), no prédio do antigo Mira Shopping. Separados em categorias Júnior e Sênior, as disputas aconteceram em sequência, de forma que o vencedor avançava para as próximas rodadas de eliminação.

O evento teve 27 participantes ( Foto: Assessoria SEE)
O evento teve 27 participantes ( Foto: Assessoria SEE)

Entre os competidores da categoria Sênior, estava Adriano Leão, campeão estadual de xadrez. “Essa iniciativa é muito benéfica, principalmente para os jovens que se interessam pelo jogo. O xadrez fortalece o pensamento estratégico e estimula a disciplina, melhorando nossa capacidade de tomar decisões e fazer escolhas positivas em todas as áreas da vida”, enfatizou.

Na categoria Júnior, participaram alunos de diversas escolas e estudantes do próprio Instituto que integram o curso “Matemática no Xadrez”, criado para oferecer um ensino mais lúdico da matemática.

E foi justamente uma das alunas do curso que se consagrou como grande campeã da categoria Júnior. Ellen Camila da Silva Fernandes, 15, sempre teve interesse pelo xadrez, mas nunca buscou aprimorar-se, até que a oferta do instituto estimulou a jovem a melhorar suas habilidades.

“Eu me sinto muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar. É importante participar de realizações que estimulam atividades pouco valorizadas no Estado, e o jogo de xadrez precisa atrair mais acreanos. Além de um novo conhecimento, traz resultados muito bons para assuntos ligados ao raciocínio lógico”, explicou Ellen.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter