SEE promove formações para servidores da rede pública de ensino

O processo de formação do professor engloba a interação entre o conhecimento teórico e prático (Foto: Assessoria SEE)
O processo de formação do professor engloba a interação entre o conhecimento teórico e prático (Foto: Assessoria SEE)

Só um processo de formação permanente, de cursos, mas, sobretudo, de grupos de estudo e reflexão, permite aos educadores a tarefa criativa e dinâmica de ensinar no presente, com os olhos voltados para um futuro. E é com este propósito que a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) está realizando, ao longo do mês de fevereiro, formações para gestores, professores e técnicos da rede pública de ensino.

As formações têm como foco trabalhar o planejamento do ano letivo nas escolas, visando fortalecer a implementação das ações que tem por objetivo contribuir para a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos. Visando, ainda, a consolidação da escola como espaço prioritário para a formação continuada da equipe escolar, transformando a instituição em uma organização voltada para o fortalecimento do Núcleo Pedagógico – professor, aluno e conteúdo.

As formações têm como objetivo trabalhar o planejamento do ano letivo nas escolas (Foto: Assessoria SEE)
As formações têm como objetivo trabalhar o planejamento do ano letivo nas escolas (Foto: Assessoria SEE)

Já realizaram as formações os ensinos Rural, Fundamental e Médio, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Programa Especial de Ensino Médio (PEEM). Segundo o diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, o processo de formação do professor engloba a interação entre o conhecimento teórico e prático, fazendo-o desenvolver habilidades para saber lidar com as diferentes situações que surgem na atuação da prática docente.

Para a coordenadora do Ensino Médio da SEE Ligia Carvalho, as formações são importantes para gestores e coordenadores pedagógicos, porque possibilitam que as escolas, no início do ano letivo, planejem e desenvolvam melhor suas pautas, com foco na sala de aula.

Emilly Ganun Areal, coordenadora do Programa Especial de Ensino Médio (PEEM), afirma que as formações são imprescindíveis para o desenvolvimento pleno do PEEM, que é metodologicamente diferenciado. E comenta que as formações são um suporte para os professores retroalimentarem o programa.

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