Levantamento realizado pela equipe de estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostra o número de acidentes envolvendo cada tipo de veículo em todo o estado. Os dados apontam para a diminuição dos acidentes e evidenciam onde devem ser investidos os esforços de educação de trânsito.
A maior diminuição de acidentes ocorreu com os ônibus/micro-ônibus, que apresentou uma redução de 20% nos acidentes sem vítimas e 47% em acidentes com vítimas, seguido de acidentes com caminhonetes, caminhões e bicicletas.
Os dados são referentes ao ano de 2013 e, comparados com o ano anterior, mostram que os investimentos do governo em engenharia, fiscalização e educação de trânsito têm tido o efeito esperado. “A diminuição dos acidentes é a meta do Detran: melhorar a infraestrutura das vias, fortalecer a Operação Álcool Zero e investir pesado em campanhas de educação que ajudam a salvar vidas”, diz a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.
A estatística de acidentes de trânsito define as diretrizes para o trabalho preventivo. É feita por meio da contabilização das ocorrências em vias de circunscrição estadual não somente na capital, mas também no interior. Possui cinco sessões de análise, e para o efetivo fechamento dos dados é necessário o acompanhamento das vítimas nos 30 dias subsequentes.