SEE e Ufac fortalecem parceria na oferta de educação de qualidade

Visita trata do bom trabalho realizado em prol do ensino público (Foto: Assessoria SEE)
Visita trata do bom trabalho realizado em prol do ensino público (Foto: Assessoria SEE)

Parcerias que têm resultado na melhoria da qualidade do ensino. Esta foi a pauta da reunião entre o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, e o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara. Na oportunidade, ambos aproveitaram para firmar novos compromissos voltados para o Pacto pelo Ensino Médio e a implantação de Educação à Distância (EaD).

Estavam presentes também a pró-reitora de graduação da Ufac, Socorro Neri e a diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Cleide Prudêncio. Como meta para 2015, está em andamento a expansão da Ufac para os municípios acreanos, com a oferta de mais 1.500 vagas dentro do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Minoru Kinpara enfatiza que o estreitamento de laços entre a SEE e a Ufac fortalece o que está sendo feito no sistema de educação pública. “O trabalho em conjunto que temos realizado tem contribuído para o fortalecimento, ampliação e consolidação do ensino de qualidade praticado no estado. Isso nos orgulha”, afirma.

O trabalho realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que envolve alunos e professores da Ufac que atuam diretamente com professores e alunos do ensino médio é outra ação que vem dando certo. Nesta iniciativa, estão envolvidas 1.020 pessoas de 14 licenciaturas que estão trabalhando em 45 escolas beneficiadas pela iniciativa.

Para Marco Brandão, a discussão foi em torno das ações já em curso e da possibilidade de aprimorar ainda mais o diálogo com a Universidade Federal do Acre, no sentido de fortalecer o sistema de educação pública, envolvendo tanto a educação básica como a educação superior”, revela.