SEE e Sinteac homenageiam servidores aposentados no Vale do Juruá

Servidores da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) aposentados no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2012 no Vale do Juruá foram homenageados (Foto: Flaviano Schneider)

Servidores da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) aposentados no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2012 no Vale do Juruá foram homenageados (Foto: Flaviano Schneider)

Servidores da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) aposentados no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2012 no Vale do Juruá foram homenageados pelos anos dedicados ao serviço público.

A solenidade foi realizada no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), ocasião em que todos receberam Certificado de Honra ao Mérito. A iniciativa da homenagem foi idealizada pelo governo do Estado do Acre, através da SEE em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Cruzeiro do Sul (Sinteac).

No total, aposentaram-se 54 servidores. A homenagem no Cedup prestigiou os servidores de Cruzeiro do Sul e de Mâncio Lima. Para o secretário de Educação, Daniel Zen, foi justa a homenagem pelos bons serviços prestados: “É uma vida inteira dedicada ao serviço público e à educação pública do nosso Estado”. Segundo Zen, em todo o Acre o número de servidores aposentados pela SEE no período chegou a 212.

Muitos dos servidores ultrapassaram 30 anos de serviço público – alguns começaram a dar aulas com 16, 18 anos e contribuíram muito com o ensino público. O secretário pediu que todos permaneçam em contato com a secretaria.

A professora Maria Lúcia Costa de Oliveira, aposentada depois de 33 anos de serviço, gostou da homenagem: “A gente sente que não nos esqueceram, não ficamos ‘de escanteio’, somos ainda bem lembrados e queremos continuar sempre”. Maria Lúcia entende que nos últimos 30 anos a Educação avançou, a tecnologia fez com que o aprendizado se tornasse mais dinâmico, com melhor aproveitamento. “As novas tecnologias têm sido muito importantes para o estudante de hoje.”

A professora conta que começou a trabalhar em 1979 pela Fundação Rosinha Sena, em classe multisseriada, recebendo uma gratificação. Os alunos não recebiam livros e até os professores tinham dificuldade em obtê-los. “Até cadernos era difícil conseguir. Muitas vezes cansei de comprar papel almaço, costurar e dar para meus alunos”, recorda.

A professora relata que tem muita saudade do seu trabalho, e sua preocupação agora é “não enferrujar”. Chegou, inclusive, a procurar o NSEE em busca de alguma tarefa, mas como não fez o pedido antes de se aposentar não conseguiu. “Agora vou ter que procurar fora da Educação; parece que eu estou enferrujando. Quero alguma coisa para fazer”, disse.

Homenagem será permanente

A cerimônia de entrega dos certificados foi cheia de recordações, especialmente das dificuldades de outrora. A professora aposentada Celene Lourenço lembrou que em sua época às vezes faltava papel para imprimir as provas, ocasiões em que se valia do Banco do Brasil, que cedia as folhas de papel.

Além do secretário de Educação, estiveram presentes à cerimônia o coordenador de Educação em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, o coordenador de Educação em Mâncio Lima, Raimundo Muniz, a diretora de Gestão da SEE, Rita Paro, o presidente do Sinteac, Ronizio Martins, e o vereador Edvaldo Gomes.

O vereador também concordou que o ensino melhorou muito nos últimos anos, mas atualmente os alunos são “mais problemáticos”. O presidente do Sinteac disse que a homenagem vai se tornar permanente daqui por diante e também poderá ser estendida aos aposentados há mais tempo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter