Representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) debateram sobre a renovação da parceria que existe há anos entre os órgãos, beneficiando alunos da rede pública de ensino do Acre.
A parceria é realizada graças à oferta de estágios para complementação educacional de alunos do ensino médio e dos cursos de técnicas agrícolas da SEE. Por meio de um convênio de cooperação técnica, os alunos que estagiam na Embrapa participam de atividades que estimulam a inserção no mercado de trabalho.
Também foi discutido durante o encontro possíveis ações do programa Embrapa & Escola, criado em 1997 com o objetivo de levar conhecimentos da pesquisa agropecuária brasileira para as escolas de ensino fundamental e médio. Por meio do programa, é possível, com apoio da Embrapa, auxiliar as aulas técnicas voltadas para a produção rural e a produção de merenda escolar.
Eufran Amaral, chefe-geral da Embrapa/Acre, diz que “participar destas atividades aprimora os campos pessoal, comportamental e profissional dos jovens, incentivando maiores chances de sucesso e de crescimento no mercado de trabalho”.
Para o titular da SEE, Marco Brandão, os estágios complementam ainda mais o aprendizado do estudante. “Além de agregar ainda mais conhecimentos, é possível fazer contatos profissionais e ter a visão de mundo expandida por estas e outras oportunidades”, explicou.