Grupo Marujada do Acre realiza ensaio aberto no Casarão

Banner Marujada

O grupo de folguedo Marujada do Acre realiza mais um ensaio aberto no Casarão, neste domingo, 18, a partir das 16h30. Os próximos ensaios serão nos dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro, no mesmo horário.  A entrada é franca.

A iniciativa é de um grupo de artistas que formam a Rede Banzeiro com o apoio do Sesc-Acre e Fundação Elias Mansour (FEM).

O grupo afina os preparativos para desfilar pelas ruas do centro de Rio Branco juntamente com outros folguedos, no domingo de carnaval, 15 de fevereiro.

O mestre Aldenor, responsável pela salvaguarda da manifestação de cultura popular dos marujos é quem comanda os ensaios. No encontro, mestre Aldenor e o músico Chico Bruno, ensinam o enredo, a dança e algumas canções da brincadeira, que carrega muito das raízes negras. Vários artistas contribuem com a montagem do folguedo.

A Marujada –  O folguedo Marujada é uma brincadeira, dança ou bailado com encenação e muita música. Como nas brincadeiras de quadrilha, narra uma estória, dançada por dois cordões de marujos que estão navegando em alto mar.

Em Rio Branco a Marujada é uma referência. Ela representa bem a importância das embarcações fluviais no contexto cotidiano do acreano nos anos 40. A manifestação foi consolidada pelo grupo Marujos da Alegria. Os importantes pioneiros da Marujada no Acre são Aldenor da Costa, Zuleide Cordeiro e Chico do Bruno.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter