SEE divulga classificados na etapa municipal das Olimpíadas de Português

Estudantes produziram textos nas categorias poesia, artigo e memória

escola_berta_viera_116.jpg

A Secretaria de Estado de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) divulgaram nesta sexta-feira, 12, os nomes dos estudantes de Rio Branco classificados para a etapa estadual das Olimpíadas de Português, prevista para o início de outubro.

Valorizando a interação das crianças e jovens com a realidade em que vivem, a Olimpíada adota o tema "O Lugar Onde Vivo". Assim, para escrever os textos nas categorias poesia, artigo e memória, o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre o seu lugar. Dos 67 textos aprovados, em Rio Branco, para a fase estadual, o gênero poesia obteve o maior número de selecionados – 43 no total. Memórias e artigos de opinião tiveram, respectivamente, 15 e 9.

Entre as produções finalistas da etapa municipal, apenas a poesia "Minha Bela Capital", de Elaine Pedrosa, da escola Luíza Batista, conseguiu nota dez da comissão julgadora. No gênero artigo de opinião, a maior nota dos jurados, 9,5, foi para "Acorda Acre", de Raimunda Bezerra, aluna da escola Henrique Lima. Com nota 9, a memória "Lembranças do Passado", de Luana Cássia, da escola João Mariano, classificou-se em primeiro lugar. A capital acreana teve cerca de cinco mil estudantes inscritos, de 57 unidades de ensino. De acordo com a coordenadora estadual do concurso, Maria de Jesus, o número de participantes foi bastante significativo. "Queremos agradecer aos docentes, à equipe pedagógica e gestores escolares pelo esforço e dedicação ao evento. A qualidade dos textos avaliados pela comissão municipal comprova que todos se empenharam", reconhece.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos das 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental (5º e 6º anos do Ensino Básico de 9 anos), das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental (8º e 9º anos do Ensino Básico de 9 anos) e 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Na etapa nacional, que acontece no mês de dezembro, serão escolhidas as 15 melhores produções. Os vencedores (aluno e professor), receberão medalha de ouro, um microcomputador e uma impressora e a escola, um laboratório de informática com 10  microcomputadores, uma impressora e livros para ampliação do acervo da biblioteca.

O nome de todos os classificados pode ser conferido na página da SEE. O endereço é www.see.ac.gov.br . Os selecionados nos demais municípios serão divulgados posteriormente.