SEE discute ações integradas com representantes da Segurança Pública

“Temos que incentivar a cultura da paz”, diz o subsecretário de Educação, José Alberto Nunes (Foto: Assessoria/SEE)
“Temos que incentivar a cultura da paz”, diz o subsecretário de Educação, José Alberto Nunes (Foto: Assessoria/SEE)

O secretário-adjunto de Educação e Esporte (SEE), José Alberto Nunes, reuniu-se nesta segunda-feira, 7, com o coronel Ricardo Brandão, secretário-adjunto de Integração Operacional da Segurança Pública, e com o delegado Vanderlei Thomaz, secretário-adjunto de Integração Social da Segurança Pública, para discutir e definir ações integradas.

De imediato, para garantir o fortalecimento da segurança dos alunos e profissionais que fazem parte da rede estadual de ensino, está o aumento de cinco para sete viaturas que realizam o policiamento ostensivo. Outras ações também serão adotadas no sentido de que seja implantada uma cultura de paz nas escolas.

Como política do governo do Estado serão trabalhados dois eixos centrais. O primeiro é a prevenção, garantindo ao estudante uma melhor segurança no ambiente escolar, e o segundo é o eixo ostensivo, inclusive com o aumento do número de viaturas do policiamento nas escolas.

Da reunião com os representantes do sistema de Segurança Pública, também saíram algumas sugestões, como o videomonitoramento das escolas, a partir do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp). Essas sugestões serão aprofundadas a partir de reuniões que ainda serão realizadas.

O que ficou é que, para melhorar a segurança nas escolas, é preciso trabalhar com a educação e também com a conscientização de toda a comunidade escolar.

Para os representantes da Segurança Pública, um dos desafios a serem enfrentados é a aproximação com a comunidade escolar, sobretudo com o corpo discente, a partir do qual se pode definir e traçar estratégias de ações, contribuindo mesmo para a qualidade do ensino.

“Essas ações integradas da Educação e da Segurança Pública são respostas do governo do Estado, que têm como objetivo garantir a segurança da comunidade escolar e, dentro dessa política, a valorização da cultura da paz em nossas escolas”, afirmou Nunes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter