SEE apresenta resultado do Seape para as escolas do Juruá

Os bons resultados do Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Seape), registrado em todo o estado, demonstra o compromisso do governo com a educação do Acre. Na última semana, o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, e a equipe visitaram os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves para divulgar os resultados do Seape.

Resultados do Seape são apresentados no interior do Acre ( Foto: Assessoria  SEE)
Resultados do Seape são apresentados no interior do Acre ( Foto: Assessoria SEE)

Na oportunidade, foi colocado para gestores, professores e comunidade escolar que o Sistema de Avaliação analisa a evolução da qualidade do sistema público de ensino, verificando anualmente o desempenho dos alunos da Educação Básica (nos 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e no 3º ano do Ensino Médio).

“Estamos divulgando os resultados do Seape não como forma de comparar a qualidade do ensino entre as escolas, pelo contrário, mas de fazer com que as instituições troquem experiências bem sucedidas em suas escolas e o que elas têm feito para garantir o acesso, a permanência e o êxito de seus alunos”, comentou Marco Brandão.

Ao se analisar o Seape, percebe-se uma melhora em todas as etapas avaliadas, principalmente no padrão considerado “avançado”. Continuar investindo na gestão de ensino, voltando as atividades pedagógicas para capacitação dos alunos, e nas formações continuadas para gestores, professores e equipe pedagógica, são questões trabalhadas pela Secretaria de Educação.

Para o coordenador do Núcleo de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, os investimentos que a secretaria tem feito nos últimos anos, na parte estrutural e nas formações permanentes de professores, bem como no acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, fortalecem a autonomia das escolas e permitem a obtenção de bons resultados nas avaliações externas e internas.

O gestor da escola Cristão Cruzeiro, Thiago Muniz da Silva, relatou estar feliz com o resultado de sua escola, que ficou entre os melhores desempenhos de Cruzeiro do Sul. “De 2011 a 2014 demos um salto de qualidade no ensino, fruto do trabalho conjunto dos professores, escola e família.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter