Seds apresenta função dos Cras e Creas para técnicos indígenas

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) realizou na manhã desta sexta-feira, 30, uma apresentação sobre o papel dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) para técnicos ligados à Coordenação de Educação Indígena da Secretaria de Educação (SEE).

Técnicos indígenas puderam conhecer melhor o trabalho dos centros de referência (Foto: Assessoria Seds)

Técnicos indígenas puderam conhecer melhor o trabalho dos centros de referência (Foto: Assessoria Seds)

Ao todo, 25 profissionais de diversos povos acompanharam a apresentação, que aconteceu em Plácido de Castro. Os técnicos têm a atribuição de assessorar as escolas indígenas em suas respectivas comunidades, tanto nos encaminhamentos administrativos quanto no acompanhamento pedagógico aos professores.

Por conta disso e da reconhecida habilidade de interlocução com diversos atores, espera-se que essas jovens lideranças orientem suas comunidades no acesso aos serviços socioassistenciais, potencializando, com isso, a parceria entre a assistência social e a educação.

Segundo Alexandre Shawadawa, técnico da SEE em Porto Walter, “a palestra foi de grande importância para quando a gente chegar às aldeias saber explicar os direitos que temos e como podemos fazer uso deles. É uma parceria que vem para nos fortalecer”, disse.

Já  para a coordenadora estadual dos Cras, Patrícia Campos, “foi uma oportunidade ímpar falar sobre as ações do Cras para esse público, ainda mais agora que estamos começando um trabalho com as equipes volantes, que em breve visitarão algumas aldeias” .

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter