Iniciativa pretende fortalecer o diálogo entre as instituições
O secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, recebeu nesta quinta-feira, 21, representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinteac) e do Conselho de Diretores de Escolas Públicas (Codep). Foi o primeiro encontro do secretário com o sindicato e teve como objetivo aproximar as entidades e fortalecer o diálogo entre as instituições, além de encaminhamentos com reivindicações da categoria.
Na pauta de prioridades apresentada pelo presidente do Sinteac, Manoel Lima, estavam questões relacionadas ao ensino superior para funcionários das escolas, concurso público e contrato provisório, Lei de Gestão e a Revisão do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração.
De acordo com Daniel Zen, a primeira reunião foi positiva, pois firma um compromisso com o diálogo e traz benefícios para as partes. “A ideia é radicalizar os mecanismos da democracia participativa de forma espontânea”, declarou. O secretário disse, ainda, que haverá uma prática de rotina de diálogos entre os movimentos sindicais, escola e conselhos. “Vamos repetir diversas vezes essa relação de diálogos. É natural que haja divergências, mas quero dizer que as portas vão continuar abertas e a tendência é alargá-las”.
O secretário aproveitou a oportunidade para apresentar os diretores de cada departamento da secretaria e quais suas funções dentro da instituição. Todos os diretores discorreram sobre suas atividades e tiraram dúvidas dos membros dos sindicatos. “Vamos montar um calendário de visitas às escolas e núcleos de Educação. Queremos cada vez mais estreitar os nossos laços”, disse a diretora de Gestão Escolar, Rita Paro, sobre uma das ações para melhorar o relacionamento entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a comunidade escolar.
Aumentar ainda mais a transparência e confiança entre Governo e sindicato. Foi como Manoel Lima definiu o resultado do primeiro encontro entres as entidades. “Nessa relação de transparência, está sendo discutida a validez dos pactos firmados.” Para fortalecer o diálogo, Lima propôs a criação de um calendário de reuniões com o sindicato, equipe de Governo e Secretaria de Educação.
Na reunião, Daniel Zen fez um resumo dos principais desafios que a Educação acreana tem pela frente como a universalização do ensino básico, principalmente com relação ao ensino infantil e médio. Outro ponto destacado foi o reforço aos programas já existentes e melhorias na qualidade do ensino. Neste último quesito, já há um indicativo inicial com a criação do Centro de Língua Estrangeira, previsto para o primeiro semestre.