Criminalidade em baixa em Cruzeiro do Sul: homicídios caíram pela metade

PM implanta policiamento comunitário na área da escola Craveiro Costa

003.jpg

Investimentos do governo e compromisso dos servidores garantiram a redução nos índices de criminalidade em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

2011 começa com boas notícias no campo da segurança pública em Cruzeiro do Sul e região. De 2009 até agora, conforme informação do delegado-geral de Polícia Civil, Elton Futigame, houve redução nos índices de criminalidade. Em 2009 foram registrados 42 homicídios e em 2010 esse número caiu para 22, metade deles na zona rural. Em todos os crimes foi apurada a autoria e os criminosos estão presos, à disposição da Justiça.

Outro dado é que até  o último semestre de 2009 havia uma média de três assaltos por dia na cidade de Cruzeiro do Sul. Hoje a média é de cinco assaltos por mês. “É lógico que nem a sociedade civil nem a polícia consideram esse número satisfatório – o ideal é que caísse a zero -, mas já é um índice positivo, percebe-se que o trabalho está  sendo realizado com eficiência” disse o delegado.

Segundo Futigame, os investimentos do governo e o compromisso dos servidores, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, estão proporcionando esses índices melhores. Em sua análise, a ampliação e reforma do prédio da delegacia-geral de Cruzeiro do Sul, assim como o novo modelo de atendimento, trouxe melhorias significativas. Com o novo prédio foi possível dividir melhor o espaço de trabalho para as áreas de crimes contra o patrimônio, crimes contra a vida, grupo de repressão aos entorpecentes e grupo de capturas, cada um voltado para sua missão específica.

PM instala posto móvel no Remanso

A Polícia Militar também está inovando. Esta semana implantou a nova modalidade de policiamento comunitário com uma base móvel nos bairros do Remanso, Cobal e Várzea, onde uma dupla de policiais mantém presença constante e faz uma integração com a comunidade. A área com a maior presença policial é nas proximidades da escola Craveiro Costa, situada no Remanso, um dos bairros mais problemáticos da cidade.

Segundo o tenente Igor, comandante interino do Batalhão da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul, havia uma demanda da comunidade desses três bairros e pedidos da escola para um policiamento mais efetivo na região. O policiamento no Remanso serve como projeto piloto e a Polícia Militar pretende estendê-lo para outros bairros de Cruzeiro do Sul.

Na escola Craveiro Costa a medida agradou. Crismelda Costa, coordenadora administrativa, disse que alunos e professores já sofreram muito com o assédio de pessoas de fora da escola, a diretora foi ameaçada, e os alunos, importunados por pessoas que pulavam o muro. “Agora, com esse policiamento ostensivo, a gente vai poder trabalhar melhor e nossos alunos vão ter um intervalo mais tranquilo. Estamos todos muito satisfeitos com essa iniciativa, que nos proporciona maior segurança”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter