Secretário de Educação e Esporte visita escolas da zona rural

Visitas promovem maior interação com a comunidade escolar e conhecimento das práticas educacionais desenvolvidas pelas instituições

011familiaagricola.jpg
012bomdestino.jpg

O secretário de Educação e Esporte, Daniel Zen, realizou na última quinta-feira, 18, visita a duas escolas localizadas em áreas afastadas (Foto: Assessoria SEE)

Em busca de continuar a melhorar cada vez mais a qualidade do ensino nas comunidades isoladas, além de discutir metas e novas parcerias para o avanço contínuo na educação da zona rural, o secretário de educação e esporte, Daniel Zen, realizou na última quinta-feira, 18, visita a duas escolas localizadas em áreas afastadas.

O secretário realizou estas visitas em companhia de sua equipe, composta por Josenir Calixto, diretor de ensino, Rita Paro, diretora de gestão e pela professora Francisca das Chagas, a Chiquinha, coordenadora de Ensino Rural.

A primeira unidade visitada foi a Escola Família Agrícola, que começou seu funcionamento no ano passado, sendo utilitária da metodologia da Pedagogia de Alternância: os alunos passam parte do mês na escola (15 dias), e no restante retornam para suas respectivas comunidades, para que apliquem o que foi aprendido durante a estadia na instituição.

O diretor da escola, Nemésio Soares, conta que a alternância contribui positivamente para a formação dos estudantes. “Ela ajuda a desenvolver uma formação integral contextualizada e comprometida com a sustentabilidade e o meio”. Atualmente 140 alunos estão matriculados na unidade, entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio Integrado, contando com 16 professores e diversas parcerias, entre elas, a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e o Projeto Crescer Junto, da Petrobras, que patrocina atividades geradoras de lucro coordenadas e voltadas para os próprios alunos.

A segunda visita aconteceu na Escola Estadual Bom Destino, localizada no Ramal Bonal, próximo a Senador Guiomard, onde o programa Asas da Florestania atua desde 2007. Foram visitadas as instalações do novo prédio da escola, avaliado em R$ 1,32 milhão, cuja inauguração é planejada ainda para 2011. De acordo com a diretora da escola, Francisca Macedo, os alunos aguardam ansiosos pelas novas instalações. “Esperamos que os ajustes finais terminem o mais rápido possível para usufruirmos do novo espaço físico”.

No total, Daniel Zen já realizou visitas a mais de 50 escolas, urbanas e rurais, para se interar dos problemas e das boas práticas das instituições, reafirmando a importância dos estudos e de sempre buscar uma excelente educação aos estudantes. “Devemos zelar pelas chances que nos são dadas, e sempre aprimorar nossos conhecimentos, que tanto ajudarão vocês como as suas comunidades”, destaca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter