Seminário reúne peritos do Acre, Rondônia, São Paulo e Brasília

Policiais civis e acadêmicos de direito participaram do evento

dsc03322.jpg
dsc03334.jpg

Com o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre, lotado de acadêmicos do curso de direito, delegados, advogados, funcionários da Oca, peritos da área de Papiloscopia do Acre e de Rondônia, foi realizado nesta sexta-feira, 18, o I Seminário de Perícias Papiloscópicas (Foto: Assessoria Polícia Civil)

Com o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre, lotado de acadêmicos do curso de direito, delegados, advogados, funcionários da Oca, peritos da área de Papiloscopia do Acre e de Rondônia, foi realizado nesta sexta-feira, 18, o I Seminário de Perícias Papiloscópicas, promovido pela Secretaria de Estado da Polícia Civil.

O seminário, organizado pelo Instituto de Identificação, teve como palestrantes Antônio Maciel Aguiar Filho, presidente da Federação Nacional dos Papiloscopista e diretor do Instituto de Identificação do Estado de Goiás, e Nadiel Dias da Costa, perito papiloscopista, diretor do Instituto de Identificação do Distrito Federal.

“Isso mostra a determinação do governo em fortalecer a segurança pública em todas as áreas, e dá a noção exata de que nossa Polícia Civil é moderna”, observou o secretário Reni Graebner. O secretário enalteceu o trabalho dos paploscopistas do Acre e replicou o compromisso do governador Tião Viana de robustecer a segurança do Estado.

“Atualmente, temos na Papiloscopia um dos principais instrumentos na resolução de crimes. Quando raciocinamos sob perícia papiloscópica e retrato-falado, entre outras, estamos falando de provas científicas, fortes, que podem garantir a efetividade da Justiça numa investigação criminal”, destacou o secretário da Polícia Civil Emylson Farias.

O secretário lembrou que os avanços no setor começaram na gestão do então governador Jorge Viana, que iniciou a implantação do Sistema de Identificação Automatizado por Imagem (Afis), e lembrou que na época só era possível guardar o biográfico do cidadão. “O sistema ganhou novos investimentos no governo Binho Marques e se potencializou na gestão do governo Tião Viana”, salientou o chefe de polícia.

Farias ressaltou que o Acre é pioneiro na Região Norte no uso da tecnologia Afis para a identificação civil e criminal, emissão de carteiras de identidade e na elucidação de crimes, que o sistema baseado na tecnologia Alemã (Dermalog) tem aumentado a eficiência e a segurança dos serviços prestados pela Polícia Civil, e citou com o exemplo o atendimento em domicílio, incluindo a zona rural e em hospitais.

“Isso credenciou o Acre a ser o primeiro Estado da Região Norte pronto a integrar o projeto piloto 2011 de Registro de Identidade Civil (RIC), cuja meta é expedir o RG em apenas 24 horas para qualquer cidadão no território acreano”, disse o perito Nadiel Dias da Costa, que também avaliou o Acre, em termos proporcionais, como "o de maior controle na emissão de RG e melhor capacitado para expedir o RIC".

“Hoje, o serviço é totalmente automatizado, com confronto baseado em formato das impressões digitais, comparação automatizada através da forma no desenho das digitais, ou seja, minúcias dos que têm a mesma forma, tudo com a tecnologia Match Biométrico”, explicou Sandro Rodrigues, diretor do Instituto de Identificação do Acre.

Para o presidente da Federação Nacional dos Papiloscopistas, Antônio Maciel, o Acre está muito avançado na área e é um exemplo a ser seguido. Ele ficou satisfeito com número de participantes no evento – a maioria acadêmicos de direito – e considerou exitosa a ação do governo acreano, tanto no padrão organizacional da segurança pública como na estrutura predial do complexo de polícia, além da concepção das delegacias do Estado, que, humanizadas, não permitem que vítima e agressor tenham contato em suas dependências.

Durante o evento, o perito paulista Alaôr Bento da Silva foi homenageado por ter sido o precursor da pericia papiloscópica no Acre, em meados de 1994. “Ele emprestou seus conhecimentos para nos ajudar a fortalecer a cidadania”, disse a perita Maria da Glória Rodrigues, também homenageada pela Secretaria de Polícia Civil pelos relevantes serviços prestados na área de Papiloscopia ao cidadão do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter