Nesta terça-feira, 23, foi ao ar, pela TV Aldeia, mais uma edição do programa “Fala, Secretário”, que entrevista ao vivo um gestor público. O entrevistado por Nilda Dantas foi o secretário José Carlos Reis, que apresentou os projetos em destaque da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).
Há pouco mais de dois anos de funcionamento, e com oito mil pequenos negócios implantados, a SEPN continua com os trabalhos de incubação, acompanhando os empreendimentos e por meio dos parceiros Sebrae, Senai, Senar e Instituto Dom Moacyr, capacitando novos cidadãos e fomentando cadeias produtivas.
Destacou-se a produção de café, pois na última sexta-feira foi realizada uma entrega de equipamentos, junto com o governador Tião Viana, de secador e descascador de café, para o beneficiamento da produção. O secretário esclareceu que o café está sendo incentivado em áreas em que já existem produção, como no caso de Manoel Urbano. E então, além de equipamentos, outro incentivo é a produção de mudas, que está sendo realizada no Viveiro da Floresta.
A produção em viveiro garante mudas produzidas em condições estáveis, e então são entregues mudas sadias para os produtores. Elas são fruto da parceria da SEPN com a Embrapa, e todas possuem melhoramento genético do café “conilon”, que vão ser distribuídas no início de novembro para os produtores.
A apresentadora indagou sobre a produção do mel e o secretário reforçou que o Estado possui boas condições para meliponicultura, porque, além de as abelhas serem nativas, no Acre há cerca de 88% de floresta preservada. Para que essa atividade seja implementada, a SEPN tem o apoio do BNDES e do Ministério do Trabalho e Emprego no investimento de R$ 1,5 milhão que foi repassado para o grupo de marceneiros do Acre, que confeccionam as caixas em que serão alocadas as colmeias. O secretário compartilhou os planos de implantar uma agroindústria para processar e fracionar o mel, que é um produto orgânico e sustentável.
O programa finalizou comentando a estrutura da SEPN na Expoacre, que vai estar na Fazendinha novamente apresentando o café e o mel, para esclarecer dúvidas, equipamentos e curiosidades. Na tenda central, haverá atividade de formalização junto ao Sebrae e também uma feira de economia solidária com mais de 80 expositores de cooperativas, grupos solidários e pequenos negócios, comercializando artesanato, acessórios e comidas típicas.