Programa de Formação Especial em Matemática tem aula inaugural

O Programa de Formação ofertou 400 vagas, distribuídas para os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Tarauacá (Foto: Assessoria SEE)

O Programa de Formação ofertou 400 vagas, distribuídas para os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Tarauacá (Foto: Assessoria SEE)

Contribuindo para o incentivo da profissão docente e para reverter a atual necessidade do sistema público de ensino na área da matemática, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do convênio realizado em maio deste ano, realizam o Programa Especial de Formação em Matemática (Profmat), distribuído em quatro municípios do Estado.

Essa formação, que ocorre no período de 2013 a 2017 e que está  incluída no Plano Estadual de Educação da SEE, ofertou 400 vagas para os Rio Branco (200), Cruzeiro do Sul (100), Brasileia (50) e Tarauacá (50). Durante toda esta semana, acontecem as aulas inaugurais dos cursos, tendo a primeira sido a de Rio Branco, realizada na segunda-feira, 22.

Para o secretário da SEE, Daniel Zen, “é uma grande conquista termos quase 100% do nosso corpo docente com formação superior” (Foto: Assessoria SEE)

Para o secretário da SEE, Daniel Zen, “é uma grande conquista termos quase 100% do nosso corpo docente com formação superior” (Foto: Assessoria SEE)

Convidado para ministrar a primeira aula dos alunos, o professor José Ronaldo Melo discursou sobre as constantes transformações que acontecem na área da Educação, aconselhando aos presentes que “sempre busquem mais do que apenas o que lhes é passado durante as aulas. O papel do educador é sempre rever seu papel e sua atuação dentro e fora das salas de aula”.

Para a aluna Gessigladis Souza, que já possui formação em Letras na Ufac, “é uma felicidade poder fazer o curso. Lecionei Língua Portuguesa durante 11 anos, mas a matemática sempre foi minha paixão. Vamos ver se, agora, eu consigo voltar e aprender ainda mais”. E a carreira docente, que é o principal incentivo da formação, é o objetivo de Lelson Queiroz Alves, que espera conseguir se formar e atuar como professor. “A profissão docente é mais dinâmica. Espero conseguir concluir o curso e colaborar com o ensino do Acre.”

O senador Aníbal Diniz enalteceu a iniciativa conjunta do governo do Estado e da Universidade Federal do Acre

O senador Aníbal Diniz enalteceu a iniciativa conjunta do governo do Estado e da Universidade Federal do Acre

Presente a aula inaugural, o senador Aníbal Diniz enalteceu a iniciativa conjunta do governo do Estado e da Universidade Federal do Acre (Ufac) em promover a formação superior dos professores da rede pública de ensino.

“Somos completamente afinados nesse esforço consorciado e estou muito feliz em saber que a cada dia damos um passo a mais no sentido de executar esse trabalho que é fruto de um planejamento estratégico, que tem como objetivo melhorar e qualificar a educação no nosso Estado”, disse ele parabenizando os alunos e fazendo votos de que todos possam concluir o curso com êxito, em contraponto aos índices de evasão já registrados.

Minoru Kinpara, reitor da Universidade, agradeceu ao apoio da Secretaria pelos 15 anos de parcerias, destacando que ''esta formação trata-se de um investimento nos nossos alunos'' (Foto: Assessoria SEE)

Minoru Kinpara, reitor da Universidade, agradeceu ao apoio da secretaria pelos 15 anos de parcerias. “Essa formação trata de um investimento nos nossos alunos” (Foto: Assessoria SEE)

Minoru Kinpara, reitor da Ufac, agradeceu o apoio da secretaria pelos 15 anos de parcerias, que vêm contribuindo para os atuais 97% de professores do Acre que possuem formação em nível superior. “A matemática é um caminho árduo, que exige muita dedicação e responsabilidade. O professor dessa disciplina é uma necessidade nacional, e essa formação trata de um investimento nos nossos alunos”.

Para o secretário da SEE, Daniel Zen, o curso possibilita o acesso ao ensino superior e à carreira docente. “É uma grande conquista termos quase 100% do nosso corpo docente com formação superior, e a nossa parceria com a universidade é justamente para que esse número não diminua, e para que a qualidade do educador possa incentivar os estudantes a buscarem oportunidades melhores.”

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