Com a vazante nos municípios de Jordão e Santa Rosa, nesta terça-feira, 5, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou uma importante ação nos municípios de Santa Rosa do Purus e Jordão.
Em Santa Rosa, além da entrega do kit de insumos e medicamentos recebido do Ministério da Saúde, uma visita técnica foi realizada ao Hospital da Família para garantir a preparação da unidade para atender ribeirinhos e indígenas da região, que felizmente não sofreu com a enchente.
Jordão também recebeu a entrega de kits de medicamentos e equipamentos hospitalares, cumprindo o compromisso da Sesacre. A unidade de saúde do município recebeu cadeira de rodas, seladora, fogão industrial, prateleiras, nebulizador e material médico hospitalar, além do kit enviado pelo Ministério da Saúde.
A pedido da Sesacre, o MS disponibilizou, ao todo, 13 kits de medicamentos e insumos que já estão sendo distribuídos aos municípios afetados pela cheia.
Desde o início do período de cheias, a Saúde do Acre tem atuado continuamente para atender os municípios, prestando toda a assistência possível para assegurar os serviços de saúde. Em Jordão, por exemplo, a Sesacre agiu imediatamente enviando uma equipe para averiguar a situação e solucionar os problemas oriundos da cheia, pois o hospital de referência da cidade chegou a ser inundado. Logo, um hospital de campanha foi criado para manter os atendimentos funcionando, assim como uma sala de emergência provisória que, logo após ser criada, salvou a vida de uma mãe e de seu bebê.
A Secretária Adjunta de Administração da Sesacre, Andrea Pelatti, ressaltou a importância das ações realizadas continuamente: “Estamos felizes em poder cumprir com nosso compromisso, tanto em Santa Rosa quanto em Jordão. Em Jordão, além dos equipamentos, a unidade está 100% abastecida com medicamentos, materiais hospitalares, gêneros alimentícios, proteínas, verduras e hortifrúti”.
E acrescentou: “O serviço de radiologia na unidade também está em pleno funcionamento, o que é essencial para a manutenção da saúde da comunidade. Em Santa Rosa, estamos garantindo que a unidade esteja pronta para atender a todos, especialmente nesse momento crítico”.
Cada um dos kits de calamidade entregues contém 32 diferentes tipos de medicamentos, 16 insumos e um total de 4.500 itens, incluindo seringas, gazes, máscaras e luvas. Esses materiais têm a capacidade de atender até 1.500 pessoas, fornecendo os recursos necessários para os cuidados de saúde básicos durante o período crítico.
Enchente no Jordão e em Santa Rosa do Purus
A enchente do Rio Tarauacá atingiu cerca de 80% da cidade do Jordão. Mais de 3,7 mil pessoas precisaram deixar suas casas e quatro bairros foram atingidos. Mais de 300 moradores chegaram a ficar sem energia elétrica. A enchente afetou principalmente comunidades indígenas, que perderam sua produção agrícola, que é a principal fonte de alimentos dos moradores desses locais.
Já em Santa Rosa do Purus, com a baixa no volume das águas do Rio Purus, há dois dias as famílias já começaram a retornar para casa, segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC). Na cheia de 2024, o Corpo de Bombeiros registrou 521 pessoas desabrigadas e 1.816 desalojadas. Seis abrigos foram montados para atender à população atingida pela cheia no município.