Boletim Enchentes – 7 de março

O estado continua sofrendo com as consequências da cheia dos rios acreanos. Para minimizar os efeitos da crise climática com as enchentes, o governo do Estado levou cestas básicas, kits de higiene e de limpeza, além de medicamentos para atender as 142 pessoas desabrigadas pela enchente do Rio Acre em Porto Acre.

A capital já registra a segunda maior cheia da história. Diante da situação crítica e com o objetivo de oferecer suporte médico essencial às vítimas da enchente, o governo do Estado realizou a entrega de insumos e medicamentos recebidos do Ministério da Saúde (MS) para o município de Rio Branco.

O Rio Acre continua acima da cota de transbordo e na manhã desta quinta-feira, 7 de março, chegou a 17,76 metros, na capital.

Com decreto assinado pelo governador Gladson Cameli e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira, 6, o governo do Acre autorizou a antecipação do pagamento do adicional de férias e de 50% da gratificação natalina aos servidores públicos diretamente afetados pelas enchentes dos rios e igarapés.

Outra ação realizada pelo governo do Acre foi a aquisição de quatro toneladas de alimentos, de pequenos produtores rurais de Rio Branco, para abastecer as cozinhas que estão preparando as refeições dos abrigos da cidade, além de hospitais e entidades de assistência social. Os alimentos foram obtidos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal, que é executado pelo Estado.

Atualização das bacias acreanas

Com base na atualização do nível dos rios do Acre das 18h de quarta-feira, 6, na Bacia do Rio Acre o nível do rio está abaixo da cota de transbordamento nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba. Ainda na Bacia do Rio Acre, atualmente os municípios de Rio Branco e Porto Acre estão em cota de transbordamento.

Na Bacia do Purus os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano estão em cota de transbordamento. Na Bacia do Juruá os municípios de Cruzeiro do Sul e Porto Walter encontram-se em cota de transbordamento.

No município de Plácido de Castro o Rio Abunã encontra-se em cota de alerta. Já na Bacia Tarauacá-Envirá o nível do rio está abaixo da cota de transbordamento.

O nível dos rios do Acre podem ser acompanhados nas rede socias do Governo do Acre e da Sema.

Pessoas atingidas pela cheia dos rios

Com base nos dados de ocorrências disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) nas 14 cidades mais críticas, há 102 abrigos públicos atendendo 10.333 pessoas desabrigadas. Ainda há 18.5222 pessoas desalojadas, ou seja, que foram para casa de familiares ou amigos. Além disso, em Cruzeiro do Sul, 19.694 pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Juruá.

Veja os números por cidade:

Rio Branco

Pessoas desabrigadas: 2.180

Pessoas desalojadas: 1.873

Nº de bairros atingidos: 50

Abrigos: 13

Plácido de Castro (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 232

Pessoas desalojadas: 1.500

Nº de bairros atingidos: 13

Abrigos: 2

Xapuri (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 210

Pessoas desalojadas: 563

Nº de bairros atingidos: 7

Abrigos: 7

Tarauacá

Pessoas desabrigadas: 486

Pessoas desalojadas: 2.500

Nº de bairros atingidos: 7

Abrigos: 5

Assis Brasil (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 340

Pessoas desalojadas: 125

Nº de bairros atingidos: 4

Abrigos: 4

Jordão (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 1.706

Pessoas desalojadas: 2.061

Nº de bairros atingidos: 4

Abrigos: 7

Sena Madureira (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 603

Pessoas desalojadas: 370

Nº de bairros atingidos: 15

Abrigos: 12

Epitaciolândia (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 1.754

Pessoas desalojadas: 2.150

Nº de bairros atingidos: 6

Abrigos: 11

Santa Rosa do Purus (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 521

Pessoas desalojadas: 1816

Nº de bairros atingidos: 2

Abrigos: 6

Brasileia (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 1.276

Pessoas desalojadas: 2.220

Nº de bairros atingidos: 12

Abrigos: 16

Marechal Thaumaturgo (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 192

Pessoas desalojadas: 2.110

Nº de bairros atingidos: 3

Comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas atingidas: 119

Abrigos: 5

Manoel Urbano

Pessoas desabrigadas: 621

Pessoas desalojadas: 236

Nº de bairros atingidos: 2

Abrigos: 4

Feijó (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 57

Pessoas desalojadas: 78

Nº de bairros atingidos: 4

Abrigos: 2

Porto Walter

Pessoas desabrigadas: 155

Pessoas desalojadas: 920

Nº de bairros atingidos: 5

Abrigos: 8

Segurança do Estado orienta atingidos pela enchente

Em todo o Acre, dois números telefônicos garantem contato direto dos atingidos pela enchente com as autoridades estaduais. São 190, da Polícia Militar, e o 193, do Corpo de Bombeiros.

Por meio dos canais controlados pelo Centro integrado de Comando e Controle Estadual (Cicce), a população pode fazer registros de ocorrência e solicitar atendimentos de urgência e emergência.

Há um efetivo empenhado (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias de Estado) para atender as famílias necessitadas.

Obs: Os números podem sofrer alterações de acordo com o horário de divulgação deste boletim.

Confira o relatório direto no site do Corpo de Bombeiros.

Previsão para quarta-feira, 6 de março

Segundo o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), baseado em dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), um sistema meteorológico conhecido como Alta da Bolívia, que atua em altos níveis da atmosfera a 12 Km de altura, ainda predomina sobre o sul da Amazônia e potencializa a formação de áreas de instabilidade na região.

Para esta quinta-feira, 7, a previsão em todo Acre é de céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora do dia nas cidades do oeste acreano. Já na capital e demais regiões do estado a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e à noite.

Todos os dados são concentrados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio do Cigma, onde funciona a sala de situações e monitoramento ambiental.

Cuidado com a rede elétrica

Para prevenir acidentes, a concessionária de energia elétrica Energisa orienta aos clientes afetados pela cheia a não tentar consertar eventual falta de energia. Se a casa for atingida pela água da enchente, desligue o disjuntor de energia (chave geral).

A empresa atua sempre em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para avaliar ou realizar o desligamento da energia por motivo de segurança das equipes que estão atuando no resgate das famílias atingidas pelas águas.

A Energisa reforça que, ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente deve entrar em contato pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e call center 0800-647-7196.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter