Secretária de Saúde convida pais e responsáveis a levar suas crianças para vacinar contra paralisia infantil

 

A secretária de Saúde, Suely Melo, reuniu a imprensa para uma entrevista coletiva sobre a Campanha Nacional de Vacinação (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

A secretária de Saúde, Suely Melo, reuniu a imprensa para uma entrevista coletiva sobre a Campanha Nacional de Vacinação (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, reuniu a imprensa de Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, 7, para uma entrevista coletiva sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil), que terá início neste sábado, 8. O lançamento estadual será em Capixaba, na escola Professora Noélia Maria Alves de Souza, a partir das 9 horas.

 

A secretária convidou os pais e responsáveis de crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade a comparecerem a um dos 305 postos de vacinação que estarão distribuídos nos 22 municípios do Estado, levando seus filhos para receber a dose da vacina. A meta do governo do Estado é a vacinar 76 mil crianças, o equivalente a 100% do público alvo. Para conseguir esse objetivo, foram disponibilizados 1.500 profissionais, 183 transportes (motos, carros, barcos e outros), além dos 305 postos fixos e móveis.

Suely Melo destacou a importância da vacinação, porque embora a doença esteja erradicada no Brasil, desde 1989, 16 países do mundo ainda apresentam casos de paralisia infantil, portanto é necessário que mantenha-se o esquema de vacinação anual. “O estado do Acre tem alcançado sua meta. Ano passado, foram vacinadas pouco mais de 78 mil crianças, ou seja, 96% de cobertura vacinal. Apenas cinco municípios não conseguiram alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da saúde, por isso, nosso foco para o ano de 2013 é intensificar as estratégias de campanha, levando a vacinação casa a casa para a população rural e fazendo a buscativa dos faltosos”, enfatiza.

Suely também disse que é muito importante que os pais levem a carteira de vacinação da criança para que possa ser verificado se a criança está com todas as vacinas em dia. Caso não esteja, a equipe de imunização irá administrar as vacinas que estão faltando para atualizar o esquema vacinal desse público.

Duas gotinhas salvam vidas

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil começa dia 8, indo até o dia 21 de junho. As crianças com idade entre seis meses a menores de 5 anos poderão receber a primeira dose da vacina. Mas é preciso ficar atento:

Não poderão receber a dose crianças portadoras de infecções agudas; que estejam com febre acima de 38º; com hipersensibilidade a algum componente da vacina; com histórico de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior e/ou imunologicamente deficientes devido a tratamento com imunossupressores ou de outra forma adquirida ou ainda, com deficiência imunológica congênita.

Vale lembrar que, após o período da campanha, a vacina continua disponível nos postos de saúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter