PGE do Amapá conhece boas práticas da PGE Acre

 

Rodrigo Neves debate com comitiva da PGE amapaense as diretrizes do Planejamento Estratégico (Foto: Assessoria PGE)

Rodrigo Neves debate com comitiva da PGE amapaense as diretrizes do Planejamento Estratégico (Foto: Assessoria PGE)

Quatro integrantes da Procuradoria-Geral do Estado do Amapá estão no Acre para conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos na Procuradoria-Geral do Estado do Acre, conforme as diretrizes de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre instituições no ano passado.

 

Na tarde da última terça-feira, 4, a comitiva do Amapá participou de uma reunião com o procurador-geral do Estado, Rodrigo Fernandes das Neves, com a procuradora-chefe do Centro de Estudos Jurídicos da instituição, Marize Anna Singui, e o corregedor-geral, Tito Costa, no auditório da PGE/AC, tendo como pauta a apresentação das ações do Planejamento Estratégico da PGE 2011-2016.

A coordenadora-geral do projeto de reestruturação da PGE/AP, Ana Claudia Machado, destacou a passagem da comitiva amapaense no Acre para troca de experiências exitosas. Para ela, a procuradoria do Acre é vista como referência em gestão organizacional: “Diferente de algumas procuradorias onde as ações foram pensadas na atividade fim, a Procuradoria-Geral do Estado do Acre optou por repensar a sua razão de ser e a sua nova forma de agir através de um planejamento estratégico onde a ideia principal é melhorar a qualidade do serviço”.

Para a comitiva que veio composta pelo coordenador da Área de Tecnologia da Informação da Instituição amapaense, Mario Viana, e os procuradores do Estado André Rocha e Edilene Chaves, a PGE/AC é vista como uma instituição que tem um grande papel de contribuição no processo de restruturação da Procuradoria do Amapá.

Com base no planejamento do Acre, a comitiva informou que foram aplicados alguns conceitos utilizados pela Procuradoria-Geral acreana, como a introdução da missão, visão, valores e a definição de trabalhar com eixos estratégicos. “A partir dessa revisão organizacional da instituição, nós também buscamos efetivar e melhorar nossos procedimentos. Destacando, no caso, a Assessoria de Gabinete, uma área ligada ao gabinete do procurador-geral e que nós tentaremos incorporar futuramente em nossa estrutura”, destacou a procuradora do Estado do Amapá, Edilene Chaves.

Edilene Chaves destacou, ainda, a troca de informações obtidas na Procuradoria do patrimônio Imobiliário da PGE/AC, setor que trata diretamente com a regularização fundiária. “Nós trocamos experiências de como o sistema de contabilização imobiliária do Estado aconteceu e funciona. Temos realidades semelhantes, porém ainda  enfrentamos  dificuldade de efetivarmos a regularização fundiária. O objetivo foi entender melhor essa experiência para termos um ponto  de partida e começar a trabalhar efetivamente, pois apesar dos esforços, nós não temos tido sucesso nessa empreitada.”

Essa é a segunda visita institucional de membros da PGE/AP ao Estado – em junho do ano passado, o procurador-geral amapaense, Antônio Kleber de Souza Santos, realizou visita técnica à sede da procuradoria acreana para estreitar os laços de cooperação.

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