Secretaria de Obras conclui oficinas sobre patrimônio na Cidade do Povo

(Foto: Cedida)
Estão previstas novas oficinas para 2016 (Fotos: Cedidas)

Foi com uma oficina de desenho realizada com as turmas do 7º ano da Escola Estadual Raimunda Pará, na Cidade do Povo, em Rio Branco, que encerraram as aulas de educação patrimonial, neste ano. A intervenção desenvolvida pela equipe da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) tem o compromisso de cumprir normas estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para empreendimentos habitacionais de grande porte.

As ilustrações retratam os conhecimentos adquiridos em aulas expositivas que abordam a arqueologia, já que é realizado um monitoramento arqueológico em toda a área do bairro. Trabalho que tem o objetivo de identificar vestígios de ocupações humanas e orientar a comunidade sobre um possível patrimônio.

“Os procedimentos pedagógicos vêm sendo realizados desde 2014. Produzimos material didático falando especificamente dessa área e da Amazônia, para levar conceitos muito próximos da realidade e de grande interesse para os alunos”, explica Cliverson Pessoa, mestre em Antropologia.

As oficinas devem continuar em 2016, incluindo as demais escolas da Cidade do Povo, para aumentar o alcance na comunidade.

Ilustração produzida nesta oficina
Ilustração produzida na oficina