Plantio de milho avança em Cruzeiro do Sul

Em 100 hectares, espera-se colher cerca de oito mil sacas de milho (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Em 100 hectares, espera-se colher cerca de oito mil sacas de milho (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Por meio de parceria com o governo do Estado, produtores rurais de Cruzeiro do Sul estão preparando novas áreas de terra para o cultivo do milho. Uma delas foi visitada pelo gerente da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Jesus Lima, nesta semana. Às margens da BR-307, estão sendo preparados 100 hectares para o cultivo de milho.

"Queremos ampliar nossa área e plantar mais milho, no ano que vem”, destaca Ocimar Santos, proprietário da terra (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
“Agora, queremos ampliar nossa área e plantar mais milho”, destaca Ocimar Santos, proprietário da terra (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Em algumas partes da propriedade, o grão já foi plantado e já começam a aparecer os primeiros pés de milho. Esta foi a alternativa encontrada pelos produtores rurais para recuperar a terra que antes era uma pasto destinado à alimentação do gado. “Estamos começando esse plantio com 100 hectares. Se tudo der certo, vamos ampliar nossa área e plantar mais milho, no ano que vem”, destaca Ocimar Santos, proprietário da terra.

A Seaprof cedeu um trator para mecanização da área, o operador e um técnico, que orienta todo o processo produtivo. Outra ajuda importante veio da Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap), que fez a doação de 40 toneladas de calcário, para diminuir a acidez do solo. Os produtores entram com os custos do combustível.

(Foto: Leônidas Badaró/Secom)
A mecanização é alternativa para aumento da produção (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

“Esse aqui é o resultado de um trabalho em parceria. A gente fica muito satisfeito em poder ajudar os produtores rurais de Cruzeiro do Sul, e, com isso, aumentar a nossa produção rural”, afirma Jesus Lima.

Em três meses, será realizada a primeira colheita do milho plantado na região. A estimativa é que os 100 hectares produzam cerca de oito mil sacas de milho, o que representa quase meia tonelada do grão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter