Secretaria de Meio Ambiente e MP realizam ação com serviços para comunidades de áreas protegidas no interior

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza mais uma ação junto ao Ministério Público do Acre (MPAC). As atividades ocorreram nesta sexta-feira, 20 e sábado, 21, na Ugai da Floresta Estadual do Rio Liberdade, Comunidade do Rio Liberdade, em Cruzeiro do Sul. São parceiros também, a Associação do Ministério Público do Acre (Ampac) e o Sebrae.

Dia Delas foi realizado neste sábado, 21. Foto: Divulgação/Sema.

Com o tema Mulheres Empreendedoras, as ações objetivaram beneficiar mulheres inseridas em organizações comunitárias que congregam uma diversidade de cadeias de valores tradicionais e as que estão em situação de vulnerabilidade nas áreas urbanas e rurais.

Foram realizadas ações de educação ambiental, sob o comando do coordenador da Educação Ambiental da Sema, João Raphael Gomes, focadas nos recursos hídricos, como forma de conscientização devido ao período de seca prolongada no estado.

Foram realizadas atividades de educação ambiental na sexta, 20, e no sábado, 21. Foto: Divulgação/Sema.

Com o foco na temática de gênero, as servidoras Socorro Conde, assessora jurídica da Sema, e Claudia Lima, chefe do Centro Integrado de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul (Cima), ministraram palestra com foco na Força-Tarefa das Mulheres para o Clima e Florestas, que tem como meta formar uma rede estadual, regional e global para promover a equidade de gênero e criar agendas sobre a temática.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, falou da importância do evento, direcionado às mulheres, e disse que a ação é uma das inúmeras que serão promovidas nas UGAIs do estado.

“O Dia Delas. É gratificante poder reunir mulheres guerreiras, em parceria com a Ampac, com o MP, que tem sido um grande parceiro da Sema, da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Saúde. Poder levar cursos, ter um diálogo com vocês. É o Estado se fazendo presente nesse momento de cuidado com as nossas mulheres”.

Crianças puderam participar de vários jogos com a temática ambiental. Foto: Divulgação/Sema

Kely Pimentel, da comunidade Mamoré, disse que os moradores estão felizes com o suporte que o governo tem dado. “Queria agradecer. É muito importante estar participando desse dia, Elas Por Elas, é importante que a Sema esteja nos apoiando, porque há muito tempo não tinha isso.  Isso nos motiva e nos dá mais oportunidades para seguirmos”.

Quedma Oliveira é subprefeita na Vila Liberdade e agradeceu o suporte que a Sema e o MP deram à comunidade. “Venho aqui falar da importância de atividades como essas que estão acontecendo aqui na nossa vila, fazia tempo que não tinha e hoje a Sema e o MP estão trazendo várias informações e cursinhos para as nossas mulheres”.

Ações ocorreram durante dois dias. Foto: Divulgação/Sema.

Foi iniciada, ainda, a entrega do hipoclorito de sódio aos moradores das florestas públicas do Taraucá/Envira e Juruá, e entorno, atividade integrada entre a Sesacre, Sema, e Saneacre. A ação faz parte do protocolo do “Comitê de Crise de enfrentamento à Seca Prolongada”, coordenado pela Segov para dar suporte e apoio às famílias.

Na ação, foi realizado ainda a entrega de hipoclorito de sódio aos moradores. Foto: Divulgação/Sema

O Presidente da Associação São Francisco de Assis, da Floresta Estadual do Liberdade, Cleomilton Rocha, agradeceu o apoio que a Sema e demais órgãos estão dando à comunidade. “Estamos precisando muito neste momento desse produto, é muito importante para a gente aqui do Complexo de Florestas Públicas”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter