Saúde Itinerante chega a Senador Guiomard com atendimento especializado em neuropediatria

O governo do Estado do Acre realizou nos dias 20 e 21 de outubro a 9ª Edição do programa Saúde Itinerante Especializado Multidisciplinar em Neuropediatria. Com apoio do Ministério Público e da Prefeitura de Senador Guiomard, foram realizados 394 atendimentos nos dois dias de ação.

Foram dois dias de atendimentos em Senador Guiomard. A próxima edição será nos dias 10 e 11 de novembro, em Bujari. Foto: Assessoria Sesacre

A nona edição do Saúde Itinerante ocorreu na Unidade Básica de Saúde Ilson Alves Ribeiro, com o objetivo de diminuir a fila de espera no sistema de Regulação Estadual com interface municipal para investigar transtornos globais do desenvolvimento.

Entre os atendimentos ofertados, estão: Consultas Especializadas em Neuropediatria e Pediatria (114); Terapias: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia (38); Atendimento de Enfermagem (114); Atendimento da Regulação Ambulatorial (114); Emissão da carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA (13) e capacitação para servidor municipal iniciar os pedidos da carteira no próprio município (1).

Maria Caroline estava na fila de espera há quatro meses, mas com o Saúde Itinerante ela conseguiu o atendimento que a filha precisava. Foto: Assessoria Sesacre

Maria Caroline Marques de Oliveira, moradora de Senador Guiomard, buscava atendimento para sua filha, de 10 anos, no setor de neuropediatria. “Já marquei a consulta e até o retorno. Achei muito importante porque eu estava esperando há quatro meses e ontem me ligaram, então achei muito importante, porque tem muitas pessoas que não têm condições de fazer essa consulta, então achei muito legal até pra mim mesma. Eu amei. Agora vou dar seguimento, tudo o que for necessário a médica já passou, então já demos o pontapé inicial”, relatou a mãe.

Como Maria Caroline, inúmeras mães têm dificuldade de se deslocar em busca de atendimento especializado e esta é a lógica do programa: levar os serviços até a população que mais precisa, sem que os pais precisem se deslocar.

A nona edição do Saúde Itinerante ocorreu na Unidade Básica de Saúde Ilson Alves Ribeiro. Foto: Assessoria Sesacre

“A finalidade é levar o atendimento mais próximo de onde essas crianças residem, porque sabemos de todo o transtorno de logística, deslocamento, da sua residência até a Fundação Hospitalar ou Centro de Reabilitação, que é no CER, onde são oferecidas essas especialidades. Porém, a Sesacre, preocupada com esse atendimento, está fazendo o trabalho inverso, levando os serviços próximo às pessoas que necessitam”, explica Rosemary Vânia Fernandes Ruiz, chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada.

“Os atendimentos de rotina permanecem os mesmos, nesse sentido o Itinerante ocorre para aumentar o número de oferta de consultas em neuropediatria e tem como apoio os profissionais da equipe multidisciplinar para uma melhor condução do diagnóstico”, pondera Soron Steiner, coordenadora Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

“O cuidado com esses pacientes é o grande diferencial desses atendimentos”, destaca a secretária adjunta de Assistência de Saúde da Sesacre, Ana Cristina Silva. Foto: Assessoria Sesacre

“Nós temos um cronograma de atuação nas três regionais do Estado em alguns municípios que a gente considera onde existem mais pacientes em demanda reprimida. Nossa perspectiva é de um atendimento a cada três meses, então o paciente tem seu retorno garantido, juntamente com as terapias. No primeiro dia, atendemos pacientes de primeira vez e no segundo dia são pacientes de retorno com suas terapias. O cuidado com esses pacientes é o grande diferencial desses atendimentos, onde nós possamos ofertar as terapias e capacitar os municípios incentivando pra que eles façam o acompanhamento sistemático desses pacientes ofertando também as terapias básicas”, destacou a secretária adjunta de Assistência de Saúde da Sesacre, Ana Cristina Silva.

Os profissionais que acompanham esse atendimento multidisciplinar são psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, neuropediatra, entre outros que possam assistir esses pacientes de forma integral. A próxima edição do Saúde Itinerante será realizada nos dias 10 e 11 de novembro com foco em atendimentos de Neuropediatria, em Bujari.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter