Secretaria de Meio Ambiente do Acre e Universidade Federal de Viçosa discutem parceria

Durante encontro em Minas Gerais, instituições firmam acordo de cooperação técnico-científico

Na semana que antecedeu o período do carnaval, o secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Amaral, e o coodenador do Departamento de Gestão Territorial, Edson Araújo, estiveram reunidos com o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, Gumercindo Souza Lima, e o professor do Departamento de Solos João Luiz Lani.

O propósito do encontro foi o de intensificar as relações do Governo do Acre com essa renomada instituição de ensino de nível superior por intermédio de intercâmbios, programas de estágios e realização de eventos em nível nacional. Gumercindo afirmou que a UFV tem trabalhado no sentido de atender as demandas de capacitação do setor produtivo da região.

Prova disso é o evento que se realizará em meados deste ano, no qual aproximadamente mil jovens do setor rural serão treinados por intermédio de cursos (teoria e prática), palestras e seminários. De pronto foi acordada a possibilidade de que o evento na Amazônia seja sediado no Acre e ocorrerá até meados de setembro deste ano, de modo a discutir demandas socioprodutivas da região. A linha base das discussões na região deverá estar calcada principalmente no uso racional dos ecossistemas, na busca de alternativas de produção com a mínima utilização do fogo e no uso sustentável da floresta.

Foi discutida também a possibilidade de fomentar programas de intercâmbio de alunos da UFV, de maneira a possibilitar o convívio deles com a realidade da zona rural do Acre, levando-se em consideração os diversos segmentos do setor produtivo da região: assentados, extrativistas, ribeirinhos, colonos e pecuaristas.

Para finalizar, Eufran Amaral ressaltou que a SEMA e o Departamento de Solos da UFV, representado pelo professor João Luiz Lani, estão coordenando a elaboração de uma série de artigos sobre o meio ambiente e a gestão dos recursos naturais do Acre que serão publicados numa edição especial da revista Ação Ambiental (editada pela UFV). O periódico tem circulação em todo o território nacional e propiciará ao Acre divulgar o processo de ocupação de suas terras, as experiências inovadoras relativas ao Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre e sua implementação como instrumento de política pública e de gestão do território.