Objetivo é acompanhar os programas de piscicultura, mecanização e florestas plantadas
O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques, e o coordenador de Cadeias Produtivas, Edivaldo Pinheiro, iniciaram nesta terça-feira, 12, visita aos municípios do Juruá, passando por Sena Madureira, Feijó e Tarauacá. O objetivo é avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas através de programas de governo, como o de Desenvolvimento da Piscicultura, Florestas Plantadas e Mecanização.
Marques iniciou as visitas em Sena Madureira, especificamente à Companhia de Armazéns Gerais do Acre (Cageacre), onde, devido ao aumento da produção de grãos, há necessidade de reforma e modernização. A grande movimentação no armazém é resultado da safra de milho.
Já na Unidade de Gestão Integrada (Ugai), do Jurupari, localizada na BR-364, distante 55 quilômetros de Feijó, o secretário visitou o Viveiro da Floresta, onde estão sendo produzidas 700 mil mudas a cada ciclo.
O programa "Açaí de Feijó" vai possibilitar a produção de 24 mil toneladas do fruto, o que pode resultar numa renda de R$ 12,7 milhões ao ano ao produtores. Se processados, esses frutos podem gerar aproximadamente 21 milhões de litros do mais puro açaí.
É também nessa região que o programa de Certificação das Propriedades iniciou o pagamento de bônus aos produtores que desenvolvem práticas agrícolas sustentáveis, que evitam a queima e a derrubada da floresta. Nesta quarta-feira, 13, Lourival Marques segue para Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Na sexta-feira, 15, e no sábado, 16, acompanha extensa agenda do governador Tião Viana na região, quando visita trabalhos como o de construção de tanques de piscicultura e destoca de áreas para cultivo de mandioca.