Secretaria de Estado de Educação e Esporte promove final da OJE em Cruzeiro do Sul e Rio Branco

Meta do projeto era atingir 17 mil alunos em 2011 e 100 mil da rede estadual de educação em 2012

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) realiza na quarta-feira, 30, no Ginásio Jader Saraiva, em Cruzeiro do Sul, e em Rio Branco, no dia 2 de dezembro, a partir das 15 horas, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), a final da primeira edição da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação no Acre. O projeto, que acontece em um ambiente de rede social, promove o uso de jogos digitais como ferramentas de aprendizado, contando com a participação de vinte e três escolas da rede estadual.

Foram 17 mil alunos beneficiados na primeira etapa. A meta é chegar a 100 mil estudantes da rede estadual de educação em 2012. A iniciativa, considerada inovadora, teve como objetivo promover o uso de jogos digitais como ferramentas de aprendizado.

Participaram dessa grande aventura digital dezenove escolas da cidade de Rio Branco e quatro de Cruzeiro do Sul. A iniciativa já faz parte da agenda escolar do Estado de Pernambuco e também já teve edições realizadas no Rio de Janeiro. Recentemente recebeu o Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (E-GOV), destacando-se entre outros 76 projetos nacionais que envolvem iniciativas inovadoras para gestão pública.

A curiosidade em conhecer a nova ferramenta digital que se apresenta de forma inovadora no sistema educacional com linguagem de rede social, permitindo interação com os conteúdos da escola, estava estampada no rosto de todos os alunos que participaram do evento de lançamento no Centro de Estudo de Línguas (CEL).

E estimular essa curiosidade dos jovens dentro das novas tecnologias é  uma das características da OJE, de acordo com o diretor de Inovação da SEE, Marco Brandão. “Com a realização desse trabalho, nós buscamos trazer para as escolas uma forma mais interativa e sintonizada com o perfil dos alunos de transmitir conhecimento. Ao incentivar o uso das informações de forma mais dinâmica e com rápido acesso, também incentivamos a modernização das escolas por meio do ambiente digital”, destacou.

Para o secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, o projeto está inserido em um contexto de novas práticas de ensino que vêm sendo usadas em redes educacionais, visando transformar o aprendizado em algo mais dinâmico e integrado. “No caso da Olimpíada, isso é feito através do uso de games e ferramentas digitais de pesquisa na rotina escolar dos alunos e professores, o que contribui para uma educação flexível, que tem mais a ver com o mundo digital no qual nossos jovens se desenvolveram”, afirma.

Para a criação da Olimpíada foram levadas em conta cinco premissas: ludicidade, interação, narrativa, desafio e esforço. Com o lema “Aprendizagem com Diálogo e Diversão”, o projeto tem como objetivo mudar os arranjos sociais da escola, tornando-a mais produtiva einserida em um contexto de novas práticas de ensino que vêm sendo usadas em redes educacionais, visando transformar o aprendizado em algo mais dinâmico e integrado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter