Secretaria de Educação realiza formação para professores da zona rural

O encontro serve também como plano estratégico para o início do ano letivo na zona rural (Foto: Assessoria SEE)
Encontro serve também como plano estratégico para o início do ano letivo na zona rural (Foto: Assessoria SEE)

Reunindo 95 educadores de Rio Branco na Usina de Artes, entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e da coordenação de Ensino Rural, realiza formação continuada para professores de 1º ao 5º ano, das Classes Multisseriadas, e para os professores de Ensino Fundamental e Médio, do programa Asas da Florestania.

O foco do encontro está nas escolas rurais de difícil acesso, objetivando o fortalecimento e a continuidade das ações pedagógicas de 2013, voltadas para a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos.

Valtercley Silva dos Santos e Josicléia Araújo Ribeiro, que atuam como formadores nos encontros, explicam que os encontros são muito importantes para ajudar nas avaliações diagnósticas, que são as impressões iniciais da sala de aula, feitas pelo educador. Um diagnóstico preciso é necessário para fortalecer o núcleo pedagógico e contribuir com a melhora constante do ensino”.

Com trabalho voltado para as multisséries, a técnica Adriana de Araújo Farias, do Ensino Rural da SEE, disse que os trabalhos buscam atingir o ensino de qualidade nas comunidades de difícil acesso. “É um desafio em nível nacional garantir a igualdade de ensino nas zonas urbanas e rurais do Brasil.”

O encontro também funciona como reunião estratégica para o início do ano letivo na zona rural, que ocorre na próxima segunda-feira, 17. Francisca das Chagas Souza da Silva, responsável pelo Ensino Rural da SEE, disse que a situação das comunidades ribeirinhas, afetadas pelo crescimento dos níveis de água, está sendo avaliada, para não atrasar o ano letivo dos estudantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter