Secretaria de Educação e Esporte realiza lançamento do Projeto Vida

O lançamento contou com a presença de gestores, professores e alunos da rede pública de ensino (Foto: Eunice Caetano/SEE)
Lançamento contou com a presença de gestores, professores e alunos da rede pública de ensino (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Com a participação de gestores, professores e alunos dos ensinos fundamental e médio, além de representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e outros parceiros, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) lançou na manhã desta terça-feira, 25, o Projeto Vida, que promove a participação da comunidade escolar na prática de hábitos saudáveis.

O principal objetivo do projeto, voltado para educadores das áreas de biologia, ciências e educação física, é chamar a atenção para os fatores que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), representam riscos para a saúde e para a qualidade de vida, independentemente da idade ou condição social.

Os eixos temáticos envolverão Atividade Física, Nutrição, Sexualidade, Drogas e Cultura de Paz para tentar reduzir os indicadores de obesidade infanto-juvenil na escola, combater a subnutrição, promover a práticas dos exercícios físicos, e acabar com a violência e a gravidez na adolescência, além de combater a evasão e a reprovação na escola.

Segundo Daniel Zen, secretário da SEE, a interação com os outros órgão irá contribuir consideravelmente para o sucesso do Projeto Vida. “Começar hoje as práticas que podem ajudar a evitar enfermidades como diabetes e problemas cardíacos só ajuda a garantir um futuro saudável para nossos jovens”, declarou.

Alex Dantas, professor do Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean), explica que o ser humano precisa encontrar um balanço entre os exercícios físicos e mentais. “O desenvolvimento físico precisa estar igualado ao mental, para que haja um funcionamento adequado do corpo em geral.”

Para a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, que representou o governador Tião Viana durante a solenidade, trata-se de um compromisso com a sociedade acreana. “O projeto, apesar de envolver diretamente a comunidade escolar, também irá colaborar para aumentar o número de pessoas que estarão praticando um estilo de vida saudável”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter