Saúde capacita cem novos Agentes de Vigilância em saúde em Cruzeiro do Sul

Ao todo, cem agentes de vigilância farão parte do novo grupo de trabalho da equipe de endemias local (Foto: Assessoria Sesacre)
Ao todo, cem agentes de vigilância farão parte do novo grupo de trabalho da equipe de endemias local (Foto: Assessoria Sesacre)

Teve início na manhã desta segunda-feira, 24, no Centro de Formação Técnica (Ceflora), em Cruzeiro do Sul, o curso de capacitação para cem novos Agentes de Vigilância em Saúde (AVS), que farão parte do novo grupo de trabalho da equipe de Endemias local.

O curso tem como objetivo preparar agentes para atuarem nas ações de controle e combate à malária no município e é ministrado por técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com técnicos das Endemias da prefeitura de Cruzeiro do Sul.

A capacitação terá duração de uma semana, de 24 a 28 de março, e carga horária de 40 horas, divididas em aulas teóricas e práticas, voltadas para diagnóstico rápido, tratamento oportuno, controle vetorial e educação e saúde.

“Embora ainda seja alto o número de casos de malária notificados no ano de 2013, o município teve, nos dois primeiros meses deste ano, uma redução de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que mostra que estamos no caminho certo”, ressalta a gerente do Departamento do Controle de Endemias da Sesacre, Thayna Holanda.

“Com essa nova equipe, queremos formar profissionais que possam proporcionar resolutividade, realizando um serviço de maior qualidade para a população de Cruzeiro do Sul”, explica Thayna.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter