Secretaria de Educação assina acordo com Instituto Federal do Acre

O Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), assinaram acordo de cooperação do itinerário técnico-profissional do Acre, com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau.

O acordo tem como objetivo a formalização e parceria para a organização e implementação do itinerário da formação técnica e profissional conforme a nova reforma do ensino médio, bem como para a formação inicial e continuada dos professores da rede estadual de ensino.

Assinatura do acordo pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Culau, veio ao Acre pela primeira vez para a assinatura do acordo de cooperação e para participar de alguns eventos do Ifac.

“O Acre é o primeiro estado a firmar parceria para que a gente possa cumprir uma meta importante que é a ampliação e a formação técnico-profissional, apoiando os estados na implementação do itinerário da educação técnica e profissional. A ideia é que a gente possa atuar em conjunto com os estados, fazer com que essa visão de futuro se dê por um novo caminho de parceria e integração dos esforços. Não há concorrência, temos que trabalhar juntos para que essa meta possa ser cumprida”, pontuou o secretário Ariosto Culau.

O secretário de Educação Mauro Sérgio Cruz assina o acordo de cooperação com o Ifac Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“No próximo ano já queremos começar essa experiência de formação técnica e profissional dentro das nossas escolas integradoras e temos um projeto para isso que já está sendo desenhado, queremos levar a educação técnica profissional para os quase 40 mil alunos que frequentam as escolas de ensino médio da nossa rede. São 225 escolas espalhadas em 22 municípios. Se nós queremos construir um futuro bonito para o nosso estado, esse Acre que nós queremos construir, ele passa pela educação técnica e profissional, por meio das parcerias com o Instituto de Educação Profissional e Tecnológico (Ieptec) e com a parceria que estamos firmando hoje com o Ifac”, declarou o prof. Mauro Sérgio Cruz, secretário de Educação.

A reitora do Ifac, Rosa Cavalcante, também assina o acordo de cooperação com a SEE Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“De nada adiantaria toda a minha boa vontade e a disposição da minha equipe para que pudéssemos fazer essa cooperação se o secretário Mauro não entendesse. Tanto isso é verdade que nós somos o primeiro de toda a rede federal a firmar cooperação e seremos a grande vitrine”, declarou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante.

O evento aconteceu no auditório do campus Rio Branco, localizado no conjunto Xavier Maia, com a participação dos servidores e alunos do Ifac, servidores da SEE e alunos da Escola Glória Peres.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter