Educação promove projeto musical em parceria com banda militar do 4° BIS

O 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4° BIS) realiza um projeto de aprendizagem musical com 40 alunos do 2° a 5° ano da Escola Estadual Samuel Barreira. Com o objetivo de incentivar e instruir os alunos as práticas musicais, a ação disponibiliza aulas de técnica instrumental, flauta e canto em coral.

A iniciativa do programa vem sendo desenvolvida com os alunos desde o início do ano letivo de 2018 . Dessa forma, a ação é desenvolvida pelo 4° BIS, por meio de maestros da banda militar, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

De acordo com o 1° sargento Marcelo Aparecido, coordenador do programa e professor de canto coral, o projeto conta com a participação de crianças com idades entre 7 a 14 anos e são trabalhadas atividades como aulas de teoria musical, expressão rítmica, orquestra de flauta, técnica instrumental e apresentação de canto coral.

Quarenta alunos de 2° a 5° ano da escola Samuel Barreira, participam de projeto de aprendizagem musical com o 4º BIS. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“Sou professor de educação musical e acredito que, além de ser uma arte, a música tem a capacidade de transformar as pessoas. Esse projeto tem mostrado retornos gratificantes com relação às crianças que, além de aprenderem a tocar instrumentos, desenvolvem um comportamento melhor dentro e fora da escola, e é muito gratificante poder fazer parte do crescimento dessas crianças”, comenta o coordenador do programa.

Além de atividades de canto coral, a ação conta ainda com aulas de violão e orquestra de flautas ministradas por dois cabos militares da banda do 4° BIS. “O objetivo principal do nosso trabalho é justamente incentivar as crianças na educação musical, com isso inserindo-as em um ambiente inovador e educativo que é a aprendizagem por meio da música”, relata o professor de flauta e cabo do Exército, Derileudo de Souza.

Além de atividades de canto coral, a ação conta ainda com aulas de violão e orquestra de flautas. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“O projeto é muito legal, pois permite que crianças aprendam a tocar vários instrumentos. Participo do projeto desde 2018, e está sendo uma experiência muito boa para mim, pois sempre tive vontade de aprender a tocar flauta e o programa me proporcionou isso. Além disso, é uma oportunidade que nós crianças temos de não ficar somente no celular ou na internet, além de ser muito divertido”, comenta Laura Vieira, 11, alana do 5° ano.

Dentre as principais ações desenvolvidas pelo projeto está a apresentação do canto coral, realizada pelas crianças na Escola Estadual Samuel Barreira, no conjunto Guiomard Santos, próximo ao Círculo Militar. A programação, com o tema Cantata de Natal, será aberta ao público e ocorrerá no dia 7 de dezembro, a partir das 08h00.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter