A abertura oficial da segunda edição da Expedição Científica do Acre, organizada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), foi nesta quinta-feira, 29, em Xapuri. A solenidade, que também abriu a I Feira de Ciências do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Xapuri, se deu no auditório da instituição.
O ato de abertura contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia em exercício, Pascoal Muniz, da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, do diretor-geral do Ifac Xapuri, Joel Lima, da coordenadora da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, Hérika Montilha, e do representante da prefeitura de Xapuri, Joscíres Ângelo.
“A gente está aqui na feira com alunos, professores e orientadores, para desfrutar esse momento de criatividade, de imaginação, de popularização da ciência”, ressaltou o diretor-geral Joel Lima.
A Expedição Científica faz parte do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Acre e percorre todos os municípios do estado.
O evento leva atividades de popularização e divulgação de ciência e tecnologia, como experimentos científicos, minicursos, palestras, exposições e atividades recreativas para todo o território acreano.
A chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social da Sect e coordenadora da Semana, Hérika Montilha, destaca a importância do evento. “Um dos objetivos da semana é fazer com que desperte o interesse pela ciência, e todas as experiências de que participamos todos os anos. Ficamos muito felizes por conseguir implantar no coração dos alunos esse interesse”, afirma.
Apesar de a abertura ter sido realizada nesta quinta-feira, as atividades da Expedição Científica se iniciaram na segunda, 26, na Escola Dom Júlio Mattioli, em Sena Madureira. Já na terça-feira, 27, as ações foram desenvolvidas na Escola Estadual Nazira Anute de Lima, em Manoel Urbano.