Secretaria de Articulação Institucional realiza Diagnostico no Ambiente de Trabalho

 

Vera Gurgel é a responsável pelo projeto (Foto: Aldemira Margarido/SAI)

Vera Gurgel é a responsável pelo projeto (Foto: Aldemira Margarido/SAI)

A Secretaria de Estado de Articulação Institucional (SAI), por meio do setor denominado “Observatório”, está implantando ao novo modelo de gestão do governo o projeto de diagnóstico do nível de congruência das ações nas administrações públicas e identificação de sintomas da Síndrome de Burnout nos gestores.

 

Segundo Vera Gurgel, consultora e responsável pelo projeto, a Síndrome de Burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é conceituada como um distúrbio psíquico cuja principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho física, emocional e psicológica desgastante.

Ela explica que, através da análise de fatores responsáveis por problemas no ambiente organizacional, será desenvolvida uma política de melhoria do clima da organização. A metodologia utilizada tem perfil anônimo e compreende a aplicação de questionário ao quadro funcional. Também oportuniza abertura para construção textual sobre considerações que queiram fazer.

Vera diz que a SAI será a secretaria piloto para a execução do projeto, e dela se estenderá o diagnóstico para as demais secretarias de governo. Após a aplicação da pesquisa, que se iniciou na segunda quinzena de maio, os resultados serão tabulados, sistematizados e consolidados. Ao fim da etapa, serão propostas as ações a serem desenvolvidas pela secretaria para equacionar os problemas identificados.

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