Encontro internacional marca 50 anos do Acre e discute desenvolvimento na fronteira

Nos próximos dia 14 e 15, será realizado no Teatro Plácido de Castro (Teatrão) a abertura do Seminário Internacional Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na Pan-Amazônia Sudoeste – I Encontro Internacional de Turismo e Comércio, com a presença de autoridades brasileiras, peruanas e bolivianas. O evento se dará por ocasião das comemorações do cinquentenário de emancipação política do Acre.

Segundo Irailton Lima, assessor especial do Gabinete do Governador, o seminário tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty e acontecerá no Teatrão, dia 14, e no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), dia 15, das 8 às 19 horas, com o tema central “Desenvolvimento Integrado Sustentável da Região”. Ele diz que a intenção do governo do Estado é aprofundar diálogos e entendimentos por meio da discussão de um conjunto de temas organizados em eixos temáticos e da realização de rodadas de negócios.

“Muita coisa já foi discutida até aqui, fruto das iniciativas dos governos do Jorge Viana e do Binho Marques. A conclusão da Interoceânica é resultado concreto dessas discussões. O momento agora é outro. Precisamos entrar na fase da efetivação de investimentos de negócios e projetos produtivos, além de resolver gargalos diplomáticos que ainda existem. Por isso, o seminário tem uma feição mais executiva, pragmática”, afirma Lima.

As conversas serão organizadas em quatro eixos temáticos, divididos em: (I) Integração Econômica e Financiamento do Desenvolvimento, (II) Logística da Integração, (III) Gestão Territorial e (IV) Relações Institucionais. Os organizadores ressaltam que o objetivo é a promoção de acordos voltados à efetivação de investimentos públicos e privados nas Amazônias do Peru, Bolívia e Brasil, como meio de promoção do desenvolvimento econômico integrado.

Está confirmada a participação do governador de Pando (Bolívia) e dos presidentes regionais – equivalente peruano ao governador de Estado no Brasil – de Madre de Díos, Ucayali e Arequipa (Peru), acompanhados de secretários, parlamentares e entidades empresariais.

Ainda estão sendo aguardados empresários de Cuzco e Lima, capital do Peru. Confirmaram presença o ministério das Relações Exteriores do Brasil e os bancos de fomento BNDES (Brasil), Banco Mundial, BID e a Cooperação Andina de Fomento (CAF), órgãos internacionais de financiamento de projetos de desenvolvimento. Também estão sendo aguardadas as confirmações da participação dos ministérios brasileiros dos Transportes, Turismo, Integração Nacional e Educação.

A programação do evento prevê como palestrantes o diretor das Áreas de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do BNDES, Guilherme Narciso de Lacerda, que falará sobre o tema “Integração Econômica e Estratégias de Financiamento do Desenvolvimento Sustentável da Pan-Amazônia Sudoeste (Brasil, Peru e Bolívia)”. O senador Jorge Viana falará sobre “Logística da Integração e Cenários nas Áreas de Transporte e Energia”. Já o presidente Regional de Ucayali (Peru), Jorge Velasquez Portocarrero, discorrerá sobre “O Ambiente Institucional da Integração: Acordos de Diplomacia e Ações Conjuntas de Segurança Pública e Combate ao Narcotráfico”.

Os organizadores informaram que a expectativa do evento é de que sejam gerados acordos, projetos conjuntos e parcerias empresarias para investimentos na região. Ao final do evento será produzido um documento institucional com a síntese dos entendimentos, a ser anunciado na solenidade de encerramento, prevista para acontecer no palácio do governo do Acre, na noite do dia 15.

José Fernandes do Rêgo, secretário de Articulação Institucional (SAI), disse que o governador Tião Viana espera do seminário uma oportunidade para a região avançar no seu propósito de integração econômica, como meio para o desenvolvimento sustentável, garantindo aos povos condição de vida digna, num ambiente de cooperação e respeito. “Nossos problemas são parecidos, e o esforço hoje tem que ser de todos para que o desenvolvimento aconteça em toda a região ao mesmo tempo”, completou o secretário, que junto a Irailton e à secretária Ilmara Cordeiro, do Turismo, coordena o evento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter