O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), via Diretoria de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística (Dirpap), realizou de 26 a 29 de junho, a primeira expedição de gestão patrimonial de bens móveis do governo do Estado.
O itinerário que visa garantir melhorias na gestão patrimonial estadual iniciou na segunda-feira, 26, com visitas às unidades dos órgãos que compõem a administração pública na Regional Purus, em Sena Madureira, bem como no Vale do Juruá, nas cidades Tarauacá, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.
Na oportunidade realizaram atividades de orientações quanto à gestão patrimonial dos bens móveis (veículos, maquinários e mobiliários diversos), vistoria e emissão de laudos de avaliações de bens móveis inservíveis.
“A finalidade dessa expedição é apresentar novos normativos e procedimentos administrativos relacionados à Política de Gestão Patrimonial do Estado, levando aos gestores e servidores orientações específicas relacionadas ao inventário patrimonial, guarda, organização e avaliação de bens públicos inservíveis,” explicou Gabriela Araújo, chefe do Departamento de Bens Móveis.
A gestão patrimonial eficiente assume uma função estratégica na Administração Pública. “Buscando essa eficiência e modernização da estrutura do ambiente de trabalho do servidor, nossa intenção é fazer essa troca de conhecimento, levar informações e atualizações sobre procedimentos de baixa de bens, como leilões, desfazimento e doações, dentro da legalidade,” acrescentou Paulo Cesário Rosa, chefe do Departamento de Análise Jurídica e Alienações Patrimoniais da Sead.
O secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, destacou que “o governo, através da Sead, tem investido nesta política e esta ação junto aos órgãos responsáveis pela gestão patrimonial no interior do estado reforça este compromisso. Do ponto de vista econômico e funcional, gera melhoria no aproveitamento das instalações e dos equipamentos”.
O encerramento ocorreu na quinta-feira, 29, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, com a participação dos servidores e representantes dos órgãos da Administração Direta e Indireta, localizados na maior cidade do Juruá e municípios vizinhos.
“Saber a forma correta de gestão dos bens móveis, descartes e estar inteirado sobre as legislações e decretos é de fundamental importância para a gestão estadual”, afirmou o gestor de políticas públicas e coordenador da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) em Cruzeiro do Sul, Alcir Costa.