Secretaria de Administração promove palestra durante campanha contra o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Por Ingrid Andrade

No mês de maio acontece a conscientização contra o assédio no ambiente de trabalho. Em razão de reafirmar o combate ao assédio moral e sexual, que a sociedade vivencia em sua totalidade, a Secretaria de Estado de Administração (Sead), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, promoverá uma palestra sobre o assunto, ministrada pelo superintendente regional do Trabalho no Acre, Leonardo Lani de Abreu, na quarta-feira, 3, às 9h, no Auditório do Palácio da Justiça, em Rio Branco. O evento é aberto ao público.

Leonardo Lani de Abreu, superintendente regional do Trabalho e professor adjunto no Curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) abordará a sensibilização dos participantes para a tomada de consciência de que o assédio moral e sexual são práticas nocivas, que causam sérios danos às vítimas, às instituições e à sociedade, além de buscar definir quais são as atitudes que definem o assédio.

Segundo Leonardo Lani de Abreu, assédio no trabalho é um comportamento abusivo contra o trabalhador dentro do seu ambiente de trabalho, visando abalar a vítima, que passa a estar sujeita a severos danos psíquicos e físicos. “Trata-se de uma conduta atentatória à dignidade humana que se manifesta direta ou indiretamente, desde gritos, humilhações públicas e ofensas verbais até a veiculação de boatos, fofocas e o isolamento no local de trabalho. Atitudes como ignorar os problemas de saúde do trabalhador, expor fatos particulares ou colocar em xeque sua capacidade profissional pelo mínimo motivo também se caracterizam como assédio moral”, destacou.

Imagem: Divulgação

“A campanha contra assédio moral e sexual é de extrema importância dentro do serviço público, pois visa conscientizar e prevenir condutas abusivas que podem prejudicar a saúde física e emocional dos servidores. Além disso, combater o assédio cria um ambiente de trabalho mais saudável, com menos conflitos e mais produtividade. A campanha também pode encorajar as vítimas a denunciarem os abusos, contribuindo para a punição dos assediadores e para a mudança da cultura organizacional. Por fim, é uma medida de responsabilidade social do Estado e de seus gestores na proteção dos direitos dos servidores”, explica o secretário adjunto de Pessoal, Guilherme Schirmer Duarte.

Para o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, “a palestra chama a atenção para os riscos e os potenciais prejuízos de práticas abusivas no ambiente de trabalho. Acho importante entendermos quais situações configuram assédio moral e sexual, indicando quais as causas e consequências desses dois tipos de conduta. É dever de todos primar por um ambiente de trabalho digno, seguro e saudável, buscando coibir toda e qualquer prática que possa colocar em risco o bem-estar físico, mental e social de seus servidores”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter